home > notícias

ASSOCIADOS

09/12/2016

EDP promove Desafio do Bem e beneficia entidades no Espírito Santo e Tocantins

Programa Institucional da empresa reconhece projetos de colaboradores e premia “Voluntário do Ano”

A sexta edição do Desafio do Bem, uma das ações do Programa de Voluntariado EDP, encerra 2016 reconhecendo os projetos de colaboradores da Empresa que mais se destacaram ao longo do ano. Criado para incentivar a prática do voluntariado e formar multiplicadores da boa ação, o desafio contou com a participação de 7 equipes formadas por funcionários, familiares e parceiros, que realizaram inúmeras atividades junto à entidades sociais em 3 estados brasileiros onde a EDP está presente.

De acordo com o regulamento, todos os projetos foram submetidos à avaliação de um comitê externo que  selecionou os três melhores para a final, em que concorreram a prêmios em dinheiro, que serão revertidos em benfeitorias para as insituições já assistidas pelos times. Este ano, as eleitas foram Energia Solidária (Tocantins), Amigos do Bem (Espírito Santo) e Projetando Sorrisos (Espírito Santo).

"A cada ano, o Programa de Voluntariado da EDP, bem como suas ações, vem consolidando sua atuação junto às comunidades e contribuindo de forma efetiva para entidades sociais, por meio do atendimento às suas necessidades e provendo soluções antes não contempladas”, afirma Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP. “Soma-se a isso o maior engajamento dos colaboradores, em grupo ou individualmente, à prática de promover o bem ao próximo”, completa.

Além do reconhecimento às equipes,  Leidiane Clem dos Santos, colaboradora da distribuidora da EDP no Espírito Santo,  foi eleita a Voluntária do Ano. Como prêmio, ela irá visitar  um dos empreendimentos hidrelétricos do Grupo no Brasil e conhecer uma ONG local apoiada pelo Instituto EDP para trocar experiências e aprendizado.

Detalhes sobre os projetos finalistas do Desafio do Bem 2016:

  • Equipe Energia Solidária (https://youtu.be/yDMTV_qJ_7w): Colaboradores da Enerpeixe, empresa de geração do Grupo EDP, escolheram a Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré (ABEMN), situada na cidade de Gurupi, Tocantins. A instituição atende 36 crianças de 0 a 3 anos.  A equipe realizou reformas civis e manutenções elétricas, construiu jardins e hortas, promoveu melhorias no playground, e perfuraram um poço artesiano

 

  • Equipe Amigos do Bem (https://youtu.be/-3qEZYhL05w): Funcionários da EDP Escelsa escolheram a Associação Luiza de Marillac – Lar dos Idosos de Alegre, em Cachoeiro do Itapemirim, para atuar. A instituição atende 33 idosos. Os voluntários realizaram melhorias no sistema elétrico (chuveiros e tomadas), substituíram lâmpadas incandescentes por LED. Além disso, revitalizaram a área de lazer e refeitório e instalaram uma horta para produção de hortaliças orgânicas.

 

  • Equipe Projetando Sorrisos (https://youtu.be/w3MN6w7d9sU): Funcionários da EDP Escelsa apoiaram a ONG A Amizade é um Luxo, em Serra, no Espírito Santo. A organização ajuda vários abrigos de animais abandonados. A equipe realizou reformas no abrigo Patinhas Carentes, que cuida de 50 animais (gatos e cachorros). Além da melhoria no espaço físico, também contribuiu em eventos e feiras de adoção.

 

Os projetos de voluntariado da EDP

Desafio do bem

Os voluntários formam equipes – que podem integrar familiares, amigos e profissionais de outras empresas – e escolhem uma organização social ou escola pública para ser beneficiada com o desenvolvimento de um projeto de melhoria para a instituição. As ações podem ser de caráter físico (pintura de quadra, paredes, consertos), capacitação (oficinas, aulas, consultorias), gestão (planejamentos, captação de recursos) e eventos (celebrações, festas de arrecadação de doações), entre outros.  Ao final, todas as equipes preparam uma apresentação com os resultados. Esse material é encaminhado para uma comissão julgadora e as três mais votadas concorrem a prêmios em dinheiro revertido para a Instituição.

Cidadão Pró-Mundo

Parceria entre o Instituto EDP e a ONG Cidadão Pró-Mundo, na qual os voluntários EDP usam os seus conhecimentos da língua inglesa como ferramenta para o desenvolvimento de jovens da comunidade João XXIII, zona sul de São Paulo. A promoção de igualdade de oportunidades é uma crença compartilhada pela EDP para mudanças positivas da realidade social desses jovens.

Inclusão Digital

O IEDP, em parceria com colaboradores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, leva inclusão digital para jovens da favela Coliseu, comunidade vizinha da EDP, em São Paulo. O aprendizado de informática tem como objetivo a aquisição do primeiro emprego e a inclusão social.

Ações Pontuais

Por meio do Instituto EDP são desenvolvidas campanhas pontuais como doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, água, colchões, entre outros, como contribuição em situação de calamidade pública, ou ainda para atender minimamente o próximo, em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/09/2017
Quintela e Penalva – Real Estate presente em feira internacional na Suécia [Quintela e Penalva]
25/09/2017
Consumidores migram para web e lojistas se adaptam [PWC]
22/09/2017
Visto americano que não exige investimento milionário está disponível para brasileiros [Godke Silva & Rocha]
22/09/2017
Buscando agilidade, Unidas lança portal focado em mobile [Unidas]
21/09/2017
Critical cria divisão de IA e machine learning [Critical Software]
21/09/2017
Motoristas recebem sementes de árvores florais no Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel [Arval Brasil]