home > notícias

MUNDO

13/12/2016

O próximo '10 de Junho' começa no Porto e termina no Brasil

O governo português deve comemorar o próximo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas entre Brasil e Portugal.

A celebração do 10 de junho de 2017 começará no Porto, seguindo depois para o Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo divulgou o jornal Público, a festa vai beneficiar da diferença horária para começar em Portugal e terminar no Brasil.

Seguindo as comemorações deste ano, tal como aconteceu em Paris, o primeiro-ministro deve acompanhar o Presidente da República nas celebrações. Em 2016, o 10 de junho foi assinalado pela primeira vez fora de Portugal, por iniciativa do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o jornal, o Governo continuou com o planejamento escolhendo o Brasil para uma comemoração que tem muito a ver com sua diáspora, mas a opção teve resistência do presidente, já que Marcelo tem família no Brasil e, segundo o Público, temeu que fosse considerada mais pessoal e menos política. Nuno Rebelo de Sousa, filho do chefe de Estado português, é atual presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil.

Mas o Governo opôs-se a mudar o destino, sublinhando que a escolha era do Executivo, que quer aumentar a relação com a comunidade luso-brasileira. Durante sua visita a São Paulo, Antonio Costa também confirmou que Escola Portuguesa e Dia de Portugal são projetos conjuntos para São Paulo.

Ainda durante a sua visita ao Brasil neste ano, o presidente já tinha admitido essa possibilidade, conforme divulgou o Mundo Lusíada. Marcelo Rebelo de Sousa avançou com a possibilidade de o Dia de Portugal ser comemorado no Brasil em 2018, coincidindo com a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Segundo revelou o Público, a festa do 10 de junho deve ser iniciada no Porto, com a passagem de revista às Forças Armadas, e depois de cumprida a tradição militar, o Presidente e o primeiro-ministro embarcam com a comitiva para o Brasil.

No Rio de Janeiro, acontece uma cerimônia com os emigrantes portugueses no próprio dia 10, que será prolongado por conta da diferença de fuso horário entre os países. Em 11 de junho, já em São Paulo, acontece o encerramento das comemorações com a comunidade portuguesa.

Fonte: http://www.mundolusiada.com.br/comunidade/o-proximo-10-de-junho-comeca-no-porto-e-termina-no-brasil/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana