home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

02/01/2017

Portugal é um parceiro importante nas negociações entre Mercosul e União Europeia, afirma Marcos Pereira

O ministro Marcos Pereira recebeu nesta quarta-feira o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral. Durante o encontro, o ministro afirmou que Portugal é um importante parceiro nas negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. O embaixador, por sua vez, expressou o interesse de Portugal na conclusão das negociações.

Marcos Pereira reiterou, durante o encontro, a importância de incluir o etanol e a carne nas negociações. Em maio deste ano, Mercosul e União Europeia trocaram ofertas de bens, serviços, investimentos e compras governamentais. A última reunião negociadora ocorreu em outubro, em Bruxelas, e teve como objetivo principal atualizar a discussão geral sobre interesses das partes. A próxima rodada está prevista para março de 2017, em Buenos Aires.

O ministro também mencionou o interesse brasileiro em uma maior cooperação com Portugal na área de startups. Ele lembrou que em outubro se reuniu em Macau com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira, e que trataram de uma possível cooperação em inovação.

Marcos Pereira falou sobre a atuação do MDIC em inovação e citou como exemplo o programa Inovativa Brasil, que em novembro ganhou o troféu Melhor Aceleradora do país no Startup Awards, principal premiação do ecossistema de empreendedorismo digital do país, promovido pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups).

Durante a reunião, outra iniciativa destacada pelo ministro na área de inovação foi o lançamento, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, que tem como objetivo identificar as necessidades da indústria e startups, sob a ótica da conexão entre elas, e propor projetos de fomento em conjunto com os players já estabelecidos no mercado.

Por fim, o ministro Marcos Pereira parabenizou Portugal pela eleição de António Guterres como secretário-geral da Organização da Nações Unidas (ONU). Guterres foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002 e alto comissário da ONU para Refugiados de 2005 a 2015.

Fonte: http://prbmulher10.com.br/portugal-e-um-parceiro-importante-nas-negociacoes-entre-mercosul-e-uniao-europeia-afirma-marcos-pereira/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
28/04/2017
Há duas novas variedades de arroz made in Portugal
27/04/2017
Governo já executou 90% das medidas do Startup Portugal
27/04/2017
Novo cabo submarino de fibra ótica ligará Portugal ao Brasil
27/04/2017
Embaixada de Portugal no Brasil debateu reforço da rede consular
26/04/2017
Taxa de emprego na União Europeia superior a 70% em 2016
25/04/2017
Morar em Portugal: o novo sonho da classe média brasileira