home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

02/01/2017

Um ano para recordar: Mensagem de fim de ano do Cônsul Geral de Portugal SP

À medida que 2016 vai chegando ao fim e as famílias se preparam para celebrar o Natal e desfrutar uma merecida pausa, vale a pena fazer um balanço deste ano que vivemos juntos.


Julgo interpretar bem o sentimento da fiel e numerosa comunidade luso-brasileira de São Paulo e Mato Grosso do Sul se disser que este ano tão intenso – por razões porventura diferentes -para o Brasil e para Portugal, se revelou um dos mais densos e conseguidos.
Não só o Consulado Geral procurou multiplicar, possivelmente sem precedentes, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas através da chancela Experimenta Portugal, como o Conselho Consultivo, Casas e Associações foram pródigas em iniciativas, celebrando com o habitual entusiasmo as principais datas do nosso calendário e a cultura e música portuguesas.
Como se isso não bastasse, São Paulo foi palco de mais de 10 visitas oficiais, de que me permito destacar as de Suas Excelências o Presidente da República e Primeiro Ministro, momentos que, como é seu timbre, a comunidade soube acolher com grandeza e generosidade.
Apesar das circunstâncias mais difíceis que o Brasil vive, vivemos um ciclo auspicioso de redescobrimento mútuo que está a levar, mais do que nunca, estudantes, artistas, turistas e investidores brasileiros para Portugal, permitindo desvendar a nossa tradição e modernidade, muito para além das ideias feitas sobre a “terrinha”. Nunca tivemos tantos paulistas a comprar casa, a investir e a passear em cidades portuguesas.
Este foi ainda o ano em que Portugal deu provas de grandeza ao mundo no futebol e nas Nações Unidas. Em que Lisboa acolheu o maior evento de tecnologia e digital do mundo. Em que a Câmara Portuguesa de São Paulo celebrou o seu 104º aniversário com a certeza de uma sede própria. Em que a Casa de Portugal celebrou os seus importantes 80 anos de existência. Em que a arte contemporânea portuguesa nunca esteve tão visível nos museus paulistanos.
Foi também o ano em que o Consulado Geral voltou a superar a marca das nacionalidades concedidas a brasileiros: são já 840 por mês.
Se São Paulo continua a ser a capital económica e cultural do Brasil, parte importante do seu papel no Brasil passa seguramente pelo dinamismo, pela diversidade, pela integração e pelo contributo da comunidade luso-brasileira, rejuvenescida pelo crescimento do número de duplos nacionais e reforçada pelo sentimento de pertença a um país europeu e ancestral.
Neste tempo de grandes desafios que estamos a viver um pouco por todo o mundo, talvez nunca a solidariedade luso-brasileira tenha sido tão necessária. Portugal acolhe hoje os brasileiros com os braços bem abertos e continua a acreditar nos brasileiros e na extraordinária capacidade regenerativa deste “berço esplêndido”, conforme se pode depreender da frequência de deslocações oficiais feitas aqui este ano. Por sua vez, talvez nunca São Paulo tenha olhado com tanta atenção para Portugal.
Por fim, queria aproveitar a ocasião para agradecer a todos os colegas, funcionários e colaboradores do Consulado Geral que tenho o privilégio de chefiar, cuja dedicação e sentido de serviço público ao longo de 2016 fazem desta uma das missões consulares mais modernas e eficientes entre todas. O seu trabalho e espírito de entrega honram Portugal e a colónia.
Por outro lado, da mesma forma que pude sempre contar com o empenho, o apoio e o carinho da comunidade luso-brasileira de São Paulo e Mato Grosso do Sul desde que cheguei, queria que ela soubesse o quanto lhe devo e do meu orgulho nela. Uma comunidade que, sendo tão diversa, sinto, desde que assumi funções, mais coesa e forte.
Desejo a todos os leitores do Mundo Lusíada e a toda a comunidade luso-brasileira um Santo Natal e um feliz 2017, cheio de saúde e de realizações!

Fonte: http://www.mundolusiada.com.br/artigos/um-ano-para-recordar-mensagem-de-fim-de-ano-do-consul-geral-de-portugal-sp/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/08/2017
Empresas portuguesas são as que pagam mais tarde
18/08/2017
Web Summit quer encontrar os projetos de sustentabilidade mais inovadores [Portugal]
17/08/2017
Marcelo promulga alargamento dos "vistos gold" mas alerta para "risco"
17/08/2017
Lisboa regista maior crescimento de rendas de comércio de rua na Europa
17/08/2017
“O Brasil é o principal destino da pera rocha portuguesa”
17/08/2017
Portugal com 37 fusões e aquisições em julho. Somam-se 12 mil milhões de euros este ano