home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

05/01/2017

AICEP presente em todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Miguel Frasquilho diz ter orgulho em ter apostado no português enquanto língua de negócios internacional.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) já cobre todos os países de língua portuguesa.

“Não posso deixar de referir, digo com muito orgulho, que foi durante o meu mandato que a AICEP passou a cobrir todos os países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] “, salientou Miguel Frasquilho, atual presidente da AICEP, em entrevista à Lusa.

“Tudo isso é uma marca, no fundo, uma aposta no português enquanto língua de negócios internacional. E isso deixa-me também muito orgulhoso porque nós já estávamos presentes nos maiores países da CPLP, falo obviamente do Brasil, Angola e Moçambique. Estávamos também em Cabo Verde e agora cobrimos toda a CPLP”, disse.

“Portugal tem uma proximidade histórica, cultural, económica, afetiva com estes países onde se fala português que nos deve deixar a todos cheios de orgulho e que é uma marca económica muito interessante e, se juntarmos a esta vertente o facto de sermos um país da União Europeia”, prosseguiu, isso torna Portugal junto de “investidores de outras geografias” um “parceiro ideal em termos de investimento, de abordagem nestes mercados, seja na União Europeia, seja na CPLP”.

 

Próximos mercados: Austrália, Argentina e Tailândia

A AICEP vai abrir delegações na Austrália, Argentina e Tailândia no primeiro trimestre deste ano.

“Estas são as três delegações que falta abrir para cumprirmos na íntegra o nosso plano estratégico: Austrália, Argentina e Tailândia”, realçou o responsável.

Em 2014, no plano foi desenhado pelo AICEP, nem a Austrália nem a Argentina constavam do mesmo, mas face às relações comerciais entre as empresas portuguesas e aqueles países, a entidade decidiu abrir delegações naquelas geografias.

Por outro lado, a abertura na Tailândia vai permitir à AICEP acompanhar todo o sudeste asiático, concluiu Miguel Frasquilho. 

Fonte: http://www.revistaport.com/noticia.php?categoria=7&id=728&titulo=AICEP%20presente%20em%20todos%20os%20pa%C3%ADses%20da%20Comunidade%20de%20Pa%C3%ADses%20de%20L%C3%ADngua%20Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/07/2017
Unesco distingue cientistas do Brasil e de Portugal
24/07/2017
Portugal vai ter o "maior crescimento económico de todo o século XXI"
24/07/2017
Que Portugal saiu da primeira Web Summit?
20/07/2017
Investimento imobiliário em Portugal pode atingir "recorde histórico"
19/07/2017
Quer trabalhar no estrangeiro? INOV Contacto lança 250 estágios remunerados lá fora
19/07/2017
'Portugal vai crescer e nenhum fator político impedirá esse crescimento'