home > notícias

MUNDO

06/01/2017

O ano do centenário das aparições de Fátima

Com o aproximar do 13 de maio de 2017, aproxima-se também a primeira visita do Papa Francisco ao santuário de Fátima.

Ainda agora começou 2017, mas já sabemos qual será um dos momentos do ano: O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, um dos maiores símbolos de Portugal. Como milhões de portugueses sabem de cor, as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos aconteceram em 1917, com início no dia 13 de maio.

Com o aproximar do primeiro centenário de uma das datas mais importantes para a história da religião católica em Portugal, aproxima-se também a já confirmada visita do Papa Francisco ao santuário, pelo qual passaram os antecessores João Paulo II e Bento XVI.

Para além da presença do Papa Francisco, os católicos portugueses desejam que a ocasião seja aproveitada para a canonização dos pastorinhos, embora não se registem avanços recentes que permitam antecipar a concretização desse desejo em realidade.

O processo já deu entrada em Roma, mas a canonização ainda não foi concluída, alegadamente por não conter o milagre que por norma é necessário para converter em santos os mais admiráveis exemplos de vidas de fé.

 

As visitas de João Paulo II e Bento XVI

As visitas dos últimos papas a Fátima estiveram diretamente relacionadas com os pastorinhos, particularmente Francisco e Jacinta. João Paulo II considerou-os oficialmente dignos de veneração a 13 de maio de 2000, quando apadrinhou o processo de beatificação.

O sucessor Bento XVI visitou o Santuário de Fátima a 13 de maio de 2010, precisamente no 10.º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta. Toda uma sucessão de acontecimentos que enchem portugueses por todo o mundo de orgulho e alegria, difícil de imaginar em 1917, quando tiveram início as primeiras movimentações de curiosos até às imediações da azinheira em que as aparições aconteceram em 13 de maio, junho, julho, setembro e outubro.

A azinheira, com pouco mais de um metro de altura, foi destruída devido à devoção dos primeiros peregrinos, que com ânsia de serem consagrados com os milagres da Nossa Senhora, levaram raminho a raminho, até a deixarem bastante debilitada. Foi no preciso local onde estava que atualmente se encontra o pedestal com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

 

Do Luxemburgo ao Brasil, venerada em todo o mundo

A popularidade de Nossa Senhora de Fátima, e respetiva história, chega a um pouco por todo o mundo, desde há várias décadas. Pouco depois do fim da Segunda Grande Guerra Mundial, uma representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina propôs que a imagem da divindade percorresse todas as capitais da Europa, para estimular a paz e fé católica.

A primeira viagem teve início em 1947 e durou mais de meio século, durante o qual a visitou mais de 60 países, inclusivamente fora do continente europeu. Atualmente a imagem só sai do Santuário em circunstâncias muito especiais, mas para continuar a dar resposta aos inúmeros pedidos que nunca pararam de chegar, foram feitas várias réplicas da primeira imagem peregrina.

Uma dessas réplicas está em Belém do Pará, no Brasil, onde há 16 anos que uma associação luso-brasileira, chamada Grêmio Literário e Recreativo Português, organiza uma procissão, no Dia da Mãe, em que a imagem da santa percorre as principais avenidas da cidade. Curiosamente, a procissão até tem início num local chamado Santuário de Fátima.

No Luxemburgo, todos os anos há várias missas que são realizadas em honra de Nossa Senhora de Fátima, as quais até costumam encher igrejas com mais de 500 lugares, com uma afluência composta maioritariamente por portugueses e lusodescendentes.

Seja em Portugal, no Luxemburgo, no Brasil ou em muitos outros países, Nossa Senhora de Fátima é venerada por milhões de crentes. Seja a 13 de maio, a 13 de agosto ou em qualquer outra data, milhares e milhares de emigrantes portugueses visitam anualmente o Santuário, em demonstrações inequívocas de fé.

Todos eles contam os dias para a primeira visita do Papa Francisco a Fátima, um dos símbolos maiores de Portugal.

Fonte: http://www.revistaport.com/noticia.php?&categoria=3&id=692&titulo=O%20ano%20do%20centen%C3%A1rio%20das%20apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20F%C3%A1tima



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/05/2017
Madonna procura escola para os filhos em Portugal
22/05/2017
Portugal já conquistou oito medalhas na Taça do Mundo
19/05/2017
Após canonização dos pastorinhos, Papa comprometeu-se a repetir a “mensagem de paz” de Fátima
19/05/2017
Artistas de Portugal e do Brasil na Bienal de Lyon dedicada à modernidade
19/05/2017
Concerto de fado com Camané encerra Virada Cultural e abre programação do Experimenta Portugal ‘17
18/05/2017
Jonas: 'Portugal é maravilhoso e o Benfica então nem se fala'