home > notícias

ASSOCIADOS

17/01/2017

McKinsey & Company: Robôs estão chegando às empresas, mas não tão rápido quanto pensamos

Relatório da McKinsey & Company aponta que apenas 5% dos trabalhos podem ser totalmente automatizados

Os robôs estão chegando. Com eles, é consenso também que diversas atividades já estão sendo e serão cada vez mais realizadas por máquinas baseadas em inteligência artificial. No entanto, a automação irá deslocar empregos mais gradualmente do que algumas previsões alarmantes sugerem.

De acordo com estudo do McKinsey Global Institute, fatores cruciais como economia, mercados de trabalho, regulamentos e atitudes sociais devem "frear" esse avanço.

O relatório divide empregos por tarefas de trabalho - mais de 2 mil atividades em 800 ocupações, de funcionário de estoque a chefe da empresa. O instituto, braço de pesquisa da empresa de consultoria McKinsey & Company, conclui que muitas tarefas podem ser automatizadas e que a maioria dos empregos tem atividades maduras para automação. Mas o impacto a curto prazo, segundo o relatório, será transformar o trabalho mais do que eliminar os empregos.

Globalmente, os pesquisadores da McKinsey calcularam que 49% do tempo gasto em atividades de trabalho poderia ser automatizado com "tecnologia atualmente demonstrada", já no mercado ou em laboratórios. Isso, diz o relatório, se traduz em US$ 15,8 trilhões em salários e no equivalente a 1,1 bilhão de trabalhadores em todo o mundo. Mas apenas 5% dos trabalhos podem ser totalmente automatizados.

"Isso vai levar décadas", disse James Manyika, diretor do instituto e autor do relatório. "Como a automação afeta o emprego não será decidido simplesmente pelo que é tecnicamente viável, que é o que os tecnólogos tendem a se concentrar."

Fonte: http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/122650/robos-estao-chegando-as-empresas-mas-nao-tao-rapido-quanto-pensamos



NOTÍCIAS RELACIONADAS
23/10/2017
Os caminhos para o sucesso escolar [McKinsey & Company]
23/10/2017
Foguetão Ariane 6 vai integrar telemetria portuguesa [Critical Software]
23/10/2017
TAP vai contratar 400 novos trabalhadores [TAP]
23/10/2017
Sonae Sierra abre concurso ibérico para novos conceitos nos centros comerciais [Sonae Sierra]
23/10/2017
Com ICVM 588, investidor líder garante segurança e credibilidade aos investidores e angaria investimentos para empresas [Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados]
23/10/2017
Por que toda empresa precisa ser 4.0 [PWC]