home > notícias

MUNDO

18/01/2017

Instituto lança plataforma ‘Português mais perto’ para filhos de emigrantes

Uma nova plataforma digital de ensino da língua portuguesa, destinada aos filhos de emigrantes, vai ser lançada em fevereiro pelo Instituto Camões, indicou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Denominada “Português Mais Perto”, a plataforma é a resposta a um aumento de famílias residentes no exterior e que poderão assim “aprender português em casa, com acompanhamento e certificação do Instituto Camões.

Segundo José Luís Carneiro, esta plataforma vai permitir que o português seja aprendido e ensinado por via eletrônica como língua materna e como língua de herança.

“Vai ter duas modalidades: ou de autonomia total, com o apoio dos pais, ou de tutoria, que terá a supervisão do instituto Camões”, adiantou.

José Luís Carneiro falava na segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade” que se realizou na embaixada de Portugal em Londres, onde se abordaram, além de temas relacionados com o serviço consular, questões sociais, o impacto do ‘Brexit” e o ensino da língua portuguesa no Reino Unido.

Em 2016, José Luís Carneiro se referiu que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que desde 2011, 495 mil portugueses foram para o estrangeiro, mas destes, cerca de 295 mil regressaram ao fim de menos de um ano.

A plataforma visa permitir que as crianças, adolescentes e jovens destas famílias que emigram por períodos curtos “não percam o contato e o processo de aprendizagem da língua portuguesa”, explicou.

Também a presidente do Camões, Ana Paula Laborinho, declarou que a plataforma “tem um público muito específico” e permitirá uma aprendizagem autónoma, mas também com a possibilidade de existir tutoria, da responsabilidade do instituto.

Fonte: http://www.mundolusiada.com.br/cultura/instituto-lanca-plataforma-portugues-mais-perto-para-filhos-de-emigrantes/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/03/2017
Praias de Portugal distinguidas
24/03/2017
Publituris Portugal Trade Awards
24/03/2017
Cooperativa de Lisboa salva do lixo 500 toneladas de fruta e hortaliças em 3 anos
24/03/2017
Fórum Econômico Mundial nomeia português como jovem líder global
24/03/2017
Brasil Junino leva artistas e grupos brasileiros para a Europa
24/03/2017
Portugal pode ser nova a sede da Agência Europeia do Medicamento