home > notícias

ASSOCIADOS

30/01/2017

EDP E MICROSOFT, EM COLABORAÇÃO COM A NARROWNET, PROMOVEM HACKATHON

A EDP e a Microsoft, em colaboração com a NarrowNet, vão promover um Hackathon que tem como objectivo encontrar os melhores hackers em Portugal. Esta iniciativa decorre entre 8 e 24 de Fevereiro e visa desenvolver cenários de inovação que contribuam para a promoção de projectos empresariais diferenciadores.

As empresas querem assim encontrar programadores que desenvolvam novas abordagens tecnológicas com Smart Meters, ou seja, Contadores Inteligentes, que registem o consumo de energia nas residências ou nas empresas e, em seguida, comunicam essas informações à EDP autonomamente.

Para participar nesta maratona de programação, os participantes devem organizar-se em equipas de dois ou três elementos e desenvolver um protótipo de uma solução que permita a comunicação entre os dados entre um medidor inteligente e uma solução de cloud, através de um protocolo de baixa largura de banda. Podem participar indivíduos com competências nesta área e maiores de 18 anos ou startups. O prazo de candidatura termina no dia 1 de Fevereiro.

De todas as equipas candidatas serão seleccionadas no máximo 20 equipas que participarão no evento. A primeira fase do projecto é focada no hardware e a segunda no software, envolvendo o uso da rede de comunicações NarrowNet (protocolo de mensagens Sigfox), a integração da solução com as ferramentas do Microsoft Azure e o desenvolvimento de um produto utilizável. As soluções implementadas serão avaliadas por um júri e os critérios são a integridade, eficiência, eficácia e a qualidade de projecto.

No final, serão três as equipas distinguidas. A equipa vencedora receberá um Microsoft Surface Pro 4, para cada elemento. A equipa classificada em segunda posição terá direito a um Microsoft Lumia 640 e a medalha de bronze receberá um kit de IoT. Todas as equipas distinguidas receberão ainda um multi-sensor Sens’It para comunicar na rede NarrowNet.

Além dos prémios, as equipas que demonstrarem ter um elevado potencial serão ainda convidadas para fazer parte do EDP Starter Program em Portugal, Espanha ou Brasil.

As cerimónias de lançamento e anúncio dos vencedores (a 8 e 24 de fevereiro, respectivamente) decorrerão no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Via Microsoft, EDP, NarrowNet.

Fonte: http://www.pcguia.pt/2017/01/edp-e-microsoft-em-colaboracao-com-a-narrownet-promovem-hackathon/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]