home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

01/02/2017

Indústria 4.0. Governo lança nova incubadora para startups tecnológicas

A nova incubadora foi apresentada esta segunda-feira, em Leiria, e resulta de uma parceria entre o CEiiA e a Startup Portugal. Esta é uma das medidas da estratégia para a Industria 4.0.

A 4AC-Industria 4.0 é uma nova incubadora e aceleradora de startups, apresentada esta segunda-feira no Instituto Politécnico de Leiria, que faz parte das 60 medidas de iniciativa pública e privada para a Indústria 4.0. Resultou de uma parceria entre o CEiiA – centro de engenharia e desenvolvimento de produtos para sectores tecnologicamente avançados – e a Startup Portugal.

Segundo José Rui Felizardo, diretor executivo do CEiiA, em comunicado, o objetivo desta nova aceleradora é “por um lado, apoiar as startups tecnológicas para fornecer a indústria, tanto de hardware como de software, na transformação de ideias em produtos, no desenvolvimento de produto e, também na fase de scaleup, por outro, contribuir para a inovação nas grandes empresas”, sendo que a Mitsubishi Fuso Truck Europe, a Siemens e a Volkswagen já se juntaram ao projeto.

O lançamento da 4AC-Industria 4.0 faz parte das 60 medidas da estratégia para a Indústria 4.0 que se estima que vão ter um impacto sobre mais de 50 mil empresas que operam em Portugal. Startups como a Bee Very Creative, a Follow Inspiration, a Mobi.Me e a Prodsmart já se juntaram ao projeto na busca de desenvolvimento de produto e a fim de terem acesso a novas oportunidades de desenvolvimento de negócio.

No âmbito das medidas que serão implementadas, inicialmente, mais de 20 mil colaboradores vão poder requalificar-se ou formar-se em competências digitais e está previsto que sejam injetados na economia até 4,5 mil milhões de euros de investimento nos próximos quatro anos.

A CEiiA, em parceria com a ADIRA, apresentou ainda o primeiro laboratório integrado de fabrico aditivo para as indústrias automóvel, aeronáutica e setores adjacentes. Este laboratório está aberto às universidades e às empresas de todas as indústrias e esperam conseguir desenvolver um novo ecossistema, ajudando a criar novas formas e metodologias de projeto e desenvolvimento, novas formas de certificação e, em principio, novas formas de fabrico de materiais.

Fonte: http://observador.pt/2017/01/30/industria-4-0-governo-lanca-nova-incubadora-para-startups-tecnologicas/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/04/2017
Portugueses ‘retribuem’: gastos turísticos no Brasil sobem 22,8% no primeiro bimestre
20/04/2017
Exportações continuam a crescer até 46% do PIB já em 2019
20/04/2017
Jovens cientistas portugueses vão responder a desafios colocados pelas empresas
20/04/2017
Empresários portugueses aconselham criação de novos negócios
20/04/2017
Portugal à margem de recorde nas vendas de carros na Europa em Março
20/04/2017
FMI melhora projeção de crescimento em Portugal para 1,7% em 2017