home > notícias

MUNDO

07/02/2017

Portugal é co-facilitador de encontro preparatório na ONU sobre a proteção de mares e oceanos

Portugal é o co-facilitador de um encontro preparatório sobre a proteção de mares e oceanos, marcado para 15 e 16 deste mês, na sede da ONU em Nova York.

Portugal é o co-facilitador de um encontro preparatório sobre a proteção de mares e oceanos, marcado para 15 e 16 deste mês, na sede da ONU em Nova York.

O chefe da Missão portuguesa nas Nações Unidas, embaixador Álvaro Mendonça e Moura, em entrevista à ONU News falou sobre a importância de que todos os países-membros ajudem com a elaboração de uma "chamada à ação" para proteger os recursos marinhos como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mendonça e Moura destacou a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a relação das nações lusófonas com o mar.

O embaixador afirmou que esta localização geográfica privilegiada dá à CPLP os elementos para que o bloco tenha um papel ativo na vanguarda da iniciativa de proteção aos oceanos.

São todos países costeiros. É muito importante que desta Conferência resulte um conjunto de compromissos acordados entre todos. Compromissos que os países assumam voluntariamente, como um exemplo para os demais. É importante que os países da CPLP estejam todos entre os países que assumirão compromissos voluntários.

Segundo o embaixador, que é co-facilitador do encontro preparatório ao lado do representante de Cingapura, a Conferência está recebendo muitos inscritos e deve ter que ocupar duas salas de reuniões na sede da ONU. Para Álvaro Mendonça e Moura, esta é uma oportunidade de unir esforços com a sociedade civil e o setor privado, além dos países-membros.

"Parcerias, por exemplo, entre o sector privado e os governos. Entre países de diferentes regiões, portanto encontrar meios de ir para além das formas de atuação que cada governo, por si sozinho, poderia tomar", disse o diplomata português.

O objetivo do encontro de 15 a 16 de fevereiro será produzir uma "Chamada à Ação" sobre um conjunto de medidas para implementar as formas de proteção dos oceanos e mares no contexto da Agenda 2030.

Fonte: http://www.portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20108875-portugal-e-co-facilitador-de-encontro-preparatorio-na-onu-sobre-a-protecao-de-mares-e-oceanos?utm_term=Newsletter+Portugal+Digital+07%2F02%2F2017&utm_campaign=Portugal+Digital&utm_source=e-goi&utm_medium=email



NOTÍCIAS RELACIONADAS
23/10/2017
Igreja: Padres missionários em Portugal
23/10/2017
Portugal tem turismo de primeira e ótimas ondas o ano todo
23/10/2017
Casa de Portugal SP presta homenagem à TV Globo, onde “Portugal nunca saiu de moda” diz homenageado
23/10/2017
Revista de Sábado conhece projeto que leva estudantes de escolas públicas para Portugal
23/10/2017
Na Trilha da História: Como ficou o Brasil assim que se separou de Portugal
20/10/2017
Prêmio Oceanos 2017 anuncia os dez livros finalistas; veja a lista