home > notícias

MUNDO

07/02/2017

GOVERNO APRESENTA PLATAFORMA PARA ENSINO DE PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vão estar na sessão de apresentação da plataforma «Português Mais Perto», a 7 de fevereiro, no instituto Camões, em Lisboa.

A plataforma constitui uma nova ferramenta para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, reunindo dezenas de aulas interativas. Concebida como um apoio às famílias, na sua esfera educativa, permite uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno, e será complementada, numa segunda modalidade, com a possibilidade de apoio de um tutor.

O objetivo é sobretudo auxiliar as crianças e os jovens que iniciaram o percurso educativo em Portugal e que, em virtude da emigração temporária dos seus pais, residem no estrangeiro, mas que ainda têm no seu horizonte o regresso ao sistema escolar português.

As crianças e os jovens de origem portuguesa escolarizados no estrangeiro, para os quais foi criada a oferta de Português Língua de Herança, constituem, também, um alvo desta nova ferramenta de aprendizagem.

«Trata-se, assim, de mais um instrumento, flexível e adaptado aos contextos familiares e pessoais, que visa garantir que a língua portuguesa e, portanto, a identidade nacional permaneçam vivas entre todos os portugueses, onde quer que estejam», refere a nota do gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

A plataforma «Português Mais Perto» resulta da colaboração entre uma editora nacional, a Porto Editora, e o instituto Camões.

Fonte: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mne/noticias/20170206-mne-secp-ensino-pt.aspx



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana