home > notícias

MUNDO

14/02/2017

Maria Gadú é cabeça de cartaz do Kriol Jazz Festival em Cabo Verde

A cantora e compositora brasileira Maria Gadú é cabeça de cartaz da nona edição do Kriol Jazz Festival (KJF), evento musical que acontece no mês de abril na capital cabo-verdiana.

Além da brasileira Maria Gadú, o cartaz, que foi divulgado hoje na cidade da Praia, conta com a presença de artistas de vários outros países, como Haiti (Leyla McCalla), França (Sylvain Luc), Estados Unidos (Spyro Gyra), Gana (Pat Thomas), Mali (Kala Jula) e Cuba (Roberto Fonseca).

De Cabo Verde, haverá nomes como Elida Almeida, Grace Évora, Hélio Batalha, Silvano Sanches, Rui di Bitina e o grupo Fidjos di Codé di Dona.

A música começa no dia 08 de abril, com a "Zona Kriol", uma iniciativa gratuita e com maioria de artistas locais, que serve para descentralizar o palco e que este ano acontece no bairro Fundo Cobon, um dos mais problemáticos e com muitos problemas sociais na Praia.

Uma semana depois, a música prossegue como habitualmente na Pracinha da Escola Grande, no centro da Praia, com entrada livre no dia 13 e paga nos dois últimos dias, 14 e 15 de abril.

O KJF, organizado pela Câmara Municipal da Praia (CMP), em parceria com a produtora Harmonia, este ano vai homenagear o violinista cabo-verdiano Humberto Bettencourt, mais conhecido no mundo da música por Humbertona.

Em declaração aos jornalistas, o mentor da Harmonia, José "Djô" da Silva, disse que o KJF já é um evento com um nível de exigência cada vez maior, atraindo cada vez mais a imprensa especializa, sendo que ano conta contará com 35 órgãos de comunicação social internacionais.

Segundo a vereadora da Cultura da CMP, Débora Sanches, o evento, orçado em 25 milhões de escudos (226 mil euros) veio para ficar e tem contribuído muito para a economia local.

O festival procede ao Atlantic Music Expo (AME), organizado pelo Ministério da Cultura, e já é uma marca e um mercado internacional, classificado entre os 25 melhores festivais do mundo pela revista inglesa SONGLINES.

O AME, um encontro de profissionais da música de todo o mundo, acontece este ano entre 10 e 13 de abril, com muitos espetáculos, exposições, conferências, tudo no centro da cidade da Praia.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/740878/maria-gadu-e-cabeca-de-cartaz-do-kriol-jazz-festival-em-cabo-verde



NOTÍCIAS RELACIONADAS
28/04/2017
Ericeira, Reserva de Surf
28/04/2017
Primeiro-ministro António Costa fala de leitura, liberdade e cidadania
28/04/2017
Festival de acessibilidade no Recife exibe filme gravado no Brasil e em Portugal
27/04/2017
“Os Papas em Portugal” apresentado em Lisboa
27/04/2017
"Portugal campeão europeu foi uma bela notícia para o futebol"
25/04/2017
Da arte contemporânea ao surfe, Portugal apresenta sua diversidade na Travelweek 2017