home > notícias

MUNDO

14/02/2017

Cientista português recebe prêmio internacional

Desde 1997, este foi o 14.º prémio entregue em todo o mundo, sendo o segundo que é atribuído na Europa.

O cientista da Universidade de Coimbra (UC) Domingos Xavier Viegas foi distinguido em Barcelona, Espanha, por mais de 30 anos de investigação na área dos incêndios florestais.

Xavier Viegas lidera a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que dispõe de um laboratório na Lousã, distrito de Coimbra, onde estuda há décadas o comportamento do fogo, bem como os cuidados a ter para segurança dos bombeiros e populações durante o combate aos incêndios.

O IAWF Wildland Fire Safety Award (Prémio IAWF de Segurança contra Incêndios Florestais) foi concedido ao catedrático da UC pela Association of Wildland Fire (Associação Internacional de Incêndios Florestais, IAWF), refere a ADAI em comunicado.

O prémio foi entregue ao investigador de Coimbra pelo presidente da associação, Tom Zimmerman, no encerramento do 14.º Wildland Fire Safety Summit, um congresso organizado pela IAWF e pela Fundação Pau Costa, de Barcelona, na Catalunha.

Ao reconhecer "mais de 30 anos de dedicação ao estudo do comportamento do fogo e segurança pessoal no combate aos incêndios florestais", a IAWF distingue o trabalho que a equipa Xavier Viegas "tem vindo a realizar" na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, no laboratório da Lousã e nos diversos trabalhos de campo, em Portugal e noutros países.

Para a comunidade científica e operacional na área dos fogos florestais, "trata-se de um dos mais prestigiados prémios a nível internacional" e a sua atribuição acontece nos anos em que se realiza aquele congresso.

Fonte: http://www.revistaport.com/noticia.php?categoria=6&id=1061&titulo=Cientista%20portugu%C3%AAs%20recebe%20pr%C3%A9mio%20internacional



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana