home > notícias

MUNDO

17/02/2017

Cientistas portuguesas distinguidas com medalha de honra

A distinção foi entregue ontem às quatro premiadas, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As Medalhas de Honra das Mulheres da Ciência distinguiram quatro investigadoras por estudos sobre regeneração óssea, resistência do parasita da malária a medicamentos, estruturas celulares e mobilidade nas cidades.

A distinção, que na prática é uma bolsa de investigação, foi atribuída a Maria Inês de Almeida (i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), Isabel Veiga (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde - Universidade do Minho), Ana Rita Marques (Instituto Gulbenkian de Ciência) e Patrícia Baptista (IN+ - Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento).

O Presidente da República esteve presente na cerimónia, que se realizou em Lisboa, e destacou o papel das mulheres na ciência.

“Portugal é hoje o exemplo de país com grandes investigadoras, nas mais diversas áreas, de várias gerações e que continuam a prestigiar o país. Basta ter presente o que se passa nas universidades, curso a curso, ano letivo a ano letivo, para se perceber que muito em breve o problema será exatamente o inverso. [Será preciso fazer] a criação de prémios para homens investigadores tal é, felizmente, o domínio das mulheres em largas áreas da investigação no nosso país”, afirmou, arrancando risos à audiência.

As quatro premiadas, com 15 mil euros cada, foram selecionadas entre 80 candidatas cujos projetos de investigação foram avaliados por um júri presidido pelo investigador e deputado Alexandre Quintanilha.

As Medalhas de Honra das Mulheres da Ciência destinam-se a doutoradas, com menos de 36 anos, que realizam investigação em Portugal nas áreas da saúde e do ambiente.

Desde que foi lançada, em 2004, a iniciativa apoiou 41 investigadoras.

Fonte: http://www.revistaport.com/noticia.php?categoria=6&id=1095&titulo=Cientistas%20portuguesas%20distinguidas%20com%20medalha%20de%20honra



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/09/2017
"As raças mais trabalhadoras no Brasil são os japoneses e os portugueses"
25/09/2017
Mostra reúne destaques do design brasileiro, em Portugal
22/09/2017
Este são os cinco destinos mais pacíficos do mundo e Portugal está na lista
22/09/2017
Portugal é um dos únicos 15 países no mundo com políticas de apoio à família - Unicef
22/09/2017
A razão real de ir a Portugal talvez seja a de que os brasileiros desejam sentir um gostinho de civilização
22/09/2017
O que nos separa é o que nos une