home > notícias

ASSOCIADOS

02/03/2017

Aceda ao Virtual Dial Scan, disponibilizado gratuitamente pela APCC e CRITICAL Software

O Dial Scan é um aparelho analógico, muito usado com pessoas com paralisia cerebral, para permitir que elas comuniquem através de imagens e símbolos, indicados por uma seta giratória controlada por elas. Por ser um dispositivo com um preço elevado, a sua utilização fica muitas vezes confinada a sessões de terapia ou a um contexto institucional.

Ou ficava, porque uma dupla de colaboradores da CRITICAL Software, com o apoio técnico dos terapeutas ocupacionais da APCC, desenvolveu uma solução que permite que uma versão virtual daquele aparelho esteja agora acessível universalmente e de forma gratuita. Através de um site, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode ‘jogar’ com o Virtual Dial Scan e desenvolver atividades em casa ou em ambiente escolar.

Acessível em http://virtualdialscan.tk, apresenta atualmente as seguintes funcionalidades: oito posições customizáveis para imagens/vídeos/sons, exibição de texto e imagens em grande escala quando selecionados, possibilidade de carregar imagens, pesquisa de imagens no PixaBay e possibilidade de gravar/lembrar uma determinada configuração.

Mas, dado ter sido desenvolvido em código aberto, o Virtual Dial Scan pode ainda ter funcionalidades acrescentadas, de acordo com necessidades específicas da sua utilização, por qualquer pessoa que tenha os conhecimentos necessários.

O Virtual Dial Scan resulta de uma parceria entre a APCC e a CRITICAL Software, através da qual um grupo de voluntários (engenheiros daquela empresa) tem vindo a trabalhar na adaptação de brinquedos ‘normais’, buscando novas soluções que os tornem utilizáveis por todas as crianças, nomeadamente pelas que têm necessidades educativas especiais. O projeto, iniciado em novembro do ano passado, incluiu workshops sobre brinquedos adaptados, visitas mútuas de técnicos, viagens de ida e volta de sacos com brinquedos e um encontro entre as crianças e os ‘Doutores Brinquedos’.

Os cerca de 20 brinquedos adaptados até agora integram já o espólio da Oficina do Brinquedo, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da Internet (em www.tambemquerobrincar.org).

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

A CRITICAL Software é uma empresa, com sede em Coimbra mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.

Fonte: http://www.apc-coimbra.org.pt/?p=5602



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2017
EDP é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil [EDP]
20/10/2017
Entenda os benefícios de contratar um seguro residencial [MDS Brasil]
17/10/2017
Lisbon Green Valley recebe prêmio de sustentabilidade [Belas Clube de Campo]
17/10/2017
TAP registou o mês de Setembro como o melhor mês de sempre [TAP]
16/10/2017
TAP atinge 1 milhão de passageiros na ponte aérea [TAP]
16/10/2017
Análise PwC Portugal à proposta de Orçamento do Estado para 2018: principais alterações [PWC]