home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

10/03/2017

Porto dedica 70 mil euros empresas que estimulem empreendedorismo

A Câmara do Porto quer lançar um concurso para apoiar, com um valor que pode chegar aos 70 mil euros, empresas nacionais ou estrangeiras instaladas no concelho que promovam atividades para estimular o empreendedorismo, tecnologia e inovação.

A proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser votada na reunião camarária de terça-feira e prevê que cada candidatura aprovada receba "um valor máximo de 10 mil euros" e que as atividades selecionadas aconteçam até ao fim de dezembro.

Podem concorrer ao apoio "pessoas coletivas, nacionais ou estrangeiras, com delegação ou sede no concelho do Porto, já constituídas juridicamente", acrescenta o documento.

De acordo com o programa do concurso, cada candidatura deve contribuir para, pelo menos, dois dos três objetivos definidos pela autarquia: estimular a cultura empreendedora através de uma comunidade mais dinâmica e ativa; aumentar as oportunidades de 'networking' (trabalho em rede) e fontes de conhecimento da cidade; dinamizar a comunidade 'startup' e 'scaleup' (empresas em fase de arranque e em expansão).

Esta dinamização deve acontecer, "nomeadamente durante a semana Start&Scale" que se realiza no Porto entre 27 de maio e 3 de junho de 2017 para promover o empreendedorismo e inovação.

"No âmbito deste concurso apoiar-se-ão atividades até um montante máximo de 70.000 euros (valor isento de IVA) atribuindo um valor máximo de 10.000 euros (valor isento de IVA), por candidatura", descreve o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, na proposta que vai apresentar ao executivo.

A autarquia "reserva-se no direito de não atribuir a totalidade do valor disponível, ou mesmo qualquer apoio, caso a qualidade das candidaturas não cumpra os objetivos", descreve o regulamento.

O documento especifica, ainda, que "cada entidade pode submeter uma ou mais candidaturas" e que os apoios atribuídos devem ser "única e exclusivamente" utilizados "na realização das atividades propostas que deverão ocorrer até ao dia 31 de dezembro de 2017".

Segundo a proposta da Câmara, o júri efetivo do concurso é composto por Miguel Barbosa (administrador da ANI), Clara Gonçalves (diretora executiva da UPTEC), Rui Coutinho (Politécnico do Porto, diretor Porto Design Factory), Patricia Teixeira Lopes (vice-presidente da Porto Business School) e Paulo Calçada (administrador executivo da Associação Porto Digital).

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/755451/porto-dedica-70-mil-euros-empresas-que-estimulem-empreendedorismo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
António Costa: “Portugal é um ótimo sítio para investir”
07/11/2017
Investimento imobiliário em Portugal reforçado por mais 12 meses
07/11/2017
Há um ano foram ao Web Summit. O que é feito destas startups?
07/11/2017
Governo adota campanha “fortíssima” para atrair Agência do Medicamento
06/11/2017
É mais barato fazer faculdade em Portugal ou no Brasil?
06/11/2017
Organização da Web Summit está “convencida” a ficar em Portugal, diz Ana Lehman