home > notícias

ASSOCIADOS

22/03/2017

EDP: Aceleração. 16 startups na corrida ao Free Electrons

A startup vencedora ganhará um prémio monetário de 50 mil euros. A concurso estão 16 startups portuguesas, num total de 451 inscrições

Já foi dado o pontapé de saída para o programa mundial de aceleração de startups com ideias de negócio ligadas à energia, o Free Electrons. No total serão 12 as startups selecionadas para participar nos três módulos de aceleração, com duração de uma semana, que estarão focados na adoção de projetos de inovação pelas empresas de utilities, entre as quais a portuguesa EDP. Os três módulos vão decorrer em São Francisco e Silicon Valley, depois Lisboa e Dublin e por fim Singapura. A startup vencedora ganhará um prémio monetário de 50 mil euros. A concorrer a este prémio final do Free Electrons estão 16 startups portuguesas, num total de 451 inscrições que foram recebidas de 51 países: 143 dos Estados Unidos, 30 da Irlanda, 27 da Austrália e 24 do Brasil, entre outros. As candidaturas estão a ser avaliadas e no início de abril serão então conhecidas as 12 empresas escolhidas. Em janeiro de 2017 a EDP juntou-se a mais sete utilities de países como a Austrália, Singapura, Alemanha, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos para formar o consórcio que lançou este programa global de aceleração de startups.

O acelerador Free Electrons procura recrutar startups ligadas à energia que impulsionarão a próxima geração de ideias em energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, digitalização e serviços de apoio ao cliente a pedido. O programa Free Electrons foi iniciado por oito utilities internacionais, AusNet Services, Dubai Electricity and Water Authority (DEWA), ESB (Electricity Supply Board), EDP (Energias de Portugal), innogy, Origin Energy, Singapore Power (SP) e Tokyo Electric Power Company (TEPCO), com o apoio de dois parceiros aceleradores, New Energy Nexus e a Swissnex San Francisco. Os parceiros do programa Free Electrons operam em mais de 40 países, representando mais de 148 mil milhões de dólares em vendas combinadas e o acesso a mais de 73 milhões de clientes finais em todo o mundo. Em representação de Portugal no Free Electron, a EDP, através da EDP Inovação, tem vindo desde 2007 a apoiar inovação e empreendedorismo no setor da energia, nomeadamente através da EDP Ventures (fundo de capital de risco corporativo), da EDP Starter (programa de incubação de negócios) e do desenvolvimento de diversos projetos-piloto e de demonstração tecnológica.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/770690/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2017
EDP Espírito Santo sedia seminário das distribuidoras de energia [EDP]
20/10/2017
Sonae Sierra lança concurso de ideias para retalho [Sonae Sierra]
20/10/2017
EDP é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil [EDP]
20/10/2017
Entenda os benefícios de contratar um seguro residencial [MDS Brasil]
17/10/2017
Lisbon Green Valley recebe prêmio de sustentabilidade [Belas Clube de Campo]
17/10/2017
TAP registou o mês de Setembro como o melhor mês de sempre [TAP]