home > notícias

MUNDO

28/03/2017

Parque Jurássico descoberto na Austrália com ligações a Portugal

A jazida foi encontrada no noroeste da Austrália, uma zona onde se conheciam até agora muito poucos vestígios de dinossauros. Na investigação, há referência às pegadas da Lourinhã.

No trabalho dos cientistas da Universidade de Queensland, são também feitas várias referências aos vestígios encontrados em Portugal, na Lourinhã.

O paleontólogo Octávio Mateus, professor na Faculdade de Ciências de Lisboa e colaborador do Museu da Lourinhã, diz que esta investigação também ajuda a compreender melhor as pegadas portuguesas.

"Ajuda-nos a perceber algumas coisas quanto aos nossos dinossauros. Algumas pegadas são semelhantes [às encontradas em Portugal] e o artigo original australiano cita estas pegadas portuguesas", sublinha Octávio Mateus.

As 150 pegadas encontradas são de 21 espécies diferentes do período do Cretáceo Inferior, que é relativamente desconhecido naquela região do globo.

São pegadas com 140 milhões de anos, sendo que, nessa altura, como lembra o paleontólogo, "a Austrália estava mais próxima do Polo Sul e de outras massas continentais como a Antártica, a Índia, Madagáscar e África".

A descoberta foi feita com a colaboração do povo aborígene daquela região.

Fonte: TSF



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos
17/07/2018
Tom de Festa celebra em Tondela 50 anos do Tropicalismo
17/07/2018
O Brasil e a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa
17/07/2018
Paula Fernandes volta a Portugal para dois concertos