home > notícias

MUNDO

28/03/2017

Parque Jurássico descoberto na Austrália com ligações a Portugal

A jazida foi encontrada no noroeste da Austrália, uma zona onde se conheciam até agora muito poucos vestígios de dinossauros. Na investigação, há referência às pegadas da Lourinhã.

No trabalho dos cientistas da Universidade de Queensland, são também feitas várias referências aos vestígios encontrados em Portugal, na Lourinhã.

O paleontólogo Octávio Mateus, professor na Faculdade de Ciências de Lisboa e colaborador do Museu da Lourinhã, diz que esta investigação também ajuda a compreender melhor as pegadas portuguesas.

"Ajuda-nos a perceber algumas coisas quanto aos nossos dinossauros. Algumas pegadas são semelhantes [às encontradas em Portugal] e o artigo original australiano cita estas pegadas portuguesas", sublinha Octávio Mateus.

As 150 pegadas encontradas são de 21 espécies diferentes do período do Cretáceo Inferior, que é relativamente desconhecido naquela região do globo.

São pegadas com 140 milhões de anos, sendo que, nessa altura, como lembra o paleontólogo, "a Austrália estava mais próxima do Polo Sul e de outras massas continentais como a Antártica, a Índia, Madagáscar e África".

A descoberta foi feita com a colaboração do povo aborígene daquela região.

Fonte: TSF



NOTÍCIAS RELACIONADAS
11/09/2018
Filme do Turismo Centro de Portugal conquista nova distinção internacional
11/09/2018
Primeiro disco da fadista Sara Correia lançado na sexta-feira
11/09/2018
Aveiro anuncia protocolo com Serralves para formação cultural dos jovens
11/09/2018
'O Grande Circo Místico' é o indicado do Brasil para uma vaga na disputa pelo Oscar
11/09/2018
Filipe Carvalho ganhou o Emmy de Melhor Genérico
11/09/2018
Lisboa recebe primeiro festival de comida e música focado na responsabilidade ambiental