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07/04/2017

Programa de melhoria contínua da Sonae Sierra Brasil gera altos ganhos de eficiência e economia

São Paulo, 06 de abril de 2017 - A Sonae Sierra Brasil, uma das maiores empresas especializadas em shopping centers do país, comemora a marca de R$ 7,5 milhões em economia, por meio de seu programa IOW – Improving Our Work. Esse projeto transversal de melhoria contínua propõe uma mudança cultural dos colaboradores ao criar novas maneiras de realizar as tarefas do dia a dia com foco em aprimoramento de processos, otimização de tempo e ganho de eficiência.
 
Em 2014, a companhia iniciou a implementação do IOW no Brasil, que permite  aperfeiçoamento de resultados e maior competitividade sem a necessidade de investimentos de grande porte. A mudança cultural proposta pelo programa está diretamente relacionada a algumas das características mais importantes da empresa: geração de ideias e projetos, criatividade, eficiência, motivação e criação de valor. O IOW envolve todas as áreas e equipes, tanto no escritório central quanto nos shoppings administrados pela Sonae Sierra Brasil. O primeiro passo do projeto consiste na organização dos espaços, levando em conta a organização de materiais e áreas de trabalho, seguido por organização das equipes, padronização do conhecimento e melhoria dos processos, tornando-os mais visíveis, eliminando os desperdícios e diminuindo falhas.
 
Com a implementação do IOW, foram conquistados, de junho de 2014 a dezembro de 2016,  mais de R$ 5 milhões de economia em benefícios diretos, como por exemplo, a redução de estoques e de gastos com serviços externos, além de receitas com locações de novos espaços que surgiram após a organização de materiais e áreas de trabalho e, cerca de R$ 2,5 milhões de economia em benefícios indiretos, que incluem horas poupadas e melhoria de serviços.
 
“Estamos muito satisfeitos em atingir um nível de eficiência e economia tão expressiva em tão pouco tempo. Estimular os nossos colaboradores a trabalhar de forma mais prática e com processos mais inteligentes não só traz mais produtividade para a companhia, mas também crescimento profissional para todos nós que fazemos parte deste projeto”, afirma Carlos Alberto Correa, CFO e diretor de Relações com Investidores da Sonae Sierra Brasil.
 
Com o programa, a empresa reduziu estoques e gastos com serviços externos e indiretos. As áreas Comercial e Jurídica da empresa, por exemplo, conseguiram diminuir o leadtime dos contatos (tempo decorrido desde a prospecção de negócios até a assinatura dos contratos), eliminando desperdícios e tornando o processo mais eficiente e menos burocrático. Com essa melhoria, foram reduzidas mais de 1.190 horas por ano de trabalho entre relatórios, reuniões e possíveis retrabalhos, bem como resultou no aumento da sinergia entre os departamentos envolvidos. O leadtime do processo  teve uma redução em 71%. 
 
Outra iniciativa expressiva no IOW foi a redução em 12% do uso de energia no período diurno no Passeio das Águas Shopping, empreendimento da companhia localizado em Goiânia/GO, por meio da criação de um procedimento padrão da equipe de Operações e Manutenção no desligamento e na inicialização do chillers (refrigeradores de água). Ações como mudanças nos procedimentos de abastecimento de insumos no Parque D. Pedro Shopping, ajustes nos processos de reciclagem no Manaura Shopping e na rotina entre as equipes de Manutenção e Marketing no Uberlândia Shopping, que reduziram horas de trabalho e custos, também são alguns destaques do alcance e da assertividade do IOW.
 
Com base na prática japonesa Kaizen de melhoria contínua, os resultados do projeto IOW refletem um dos princípios mais importantes dessa metodologia: “todas as pessoas, todos os dias, todas as áreas”.
 
Sobre a Sonae Sierra Brasil
A Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil.

A empresa é proprietária de 9 shopping centers em operação: Plaza Sul e Campo Limpo (São Paulo-SP), Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca Shopping (Franca-SP), Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), Manauara Shopping (Manaus-AM), Uberlândia Shopping (Uberlândia–MG), Boulevard Londrina Shopping (Londrina-PR) e Passeio das Águas Shopping (Goiânia-GO), e administra mais um shopping de terceiros, Shopping Penha (São Paulo-SP), totalizando 474,7 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 2.103 lojas.

A sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira do setor a certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nessas áreas.

A Sonae Sierra Brasil também investe em inovação através do Digital Experience, programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de compras, por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais indoor.

Fonte: Assessoria de Imprensa



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