home > notícias

ASSOCIADOS

10/04/2017

"Ganhar o EDP Live Bands foi um salto muito grande"

A uma semana de encerrarem as votações que irão eleger os finalistas da quarta edição do EDP Live Bands, fomos ouvir os primeiros vencedores do concurso, os Caelum.

O concurso que vai levar uma banda a actuar no NOS Alive e no Mad Cool Festival (em Algés e Madrid, respectivamente) e a gravar e lançar um disco pela Sony Music está a chegar ao fim. As 42 bandas semifinalistas do EDP Live Bands deste ano já foram escolhidas e as votações para decidir as oito grandes finalistas já arrancaram, terminando a 17 de Abril. Pretexto de conversa com os Caelum, os primeiros a ganhar este concurso, logo quando foi instituído, em 2014. 

Desde então, o grupo formado em 2012 - e que se estreou nesse ano como Caelum's Edge, num EP independente intitulado New World - já espalhou o seu space rock por mais de 40 concertos em Portugal e Espanha - incluindo uma actuação no NOS Alive, por onde tinham passado em 2013, como finalistas do Hard Rock Rising (concurso para novos talentos promovido pelo Hard Rock Café).

Pedro Correia, o vocalista, confessou ao GPS que a inscrição no EDP Live Bands foi apenas uma de muitas tentativas para singrar: "Tínhamos a necessidade de chegar mais longe e ao maior número de pessoas. Com a falta de apoios para a música em Portugal, é muito complicado. Quando as bandas começam, não são conhecidas, e sem este tipo de concursos, seria mais difícil conseguirem afirmar-se."

Pedro não gosta de chamar "ponto de viragem" ao prémio EDP Live Bands, mas reconhece: "Foi um salto muito grande, que abriu algumas portas para a banda começar a trabalhar mais."

"Acima de tudo foi uma experiência espectacular. Ajudou-nos bastante e uniu-nos ainda mais. Participámos apenas por participar, sem o intuito de ganhar, mas quando aconteceu, gostámos bastante, claro", acrescentou ainda ao GPS, sem esquecer todos os "nãos" que o grupo ouviu, sempre que concorreu a outros prémios: "Já tínhamos participado em vários concursos e nunca tínhamos ganho, inclusivamente ficámos em segundo lugar do Hard Rock Rising. Parecia que tentávamos tudo e nunca conseguíamos." O que o vocalista não esquece é o momento em que a banda entrou em palco, na noite da final do EDP Live Bands: "Dissemos: 'bora lá, desta vez vamos ganhar' - e acabou mesmo por acontecer."

Em 2016 consolidaram a curta experiência lançando o álbum de estreia, graças ao prémio: Enigma, gravado com a Sony Music. "A experiência de estar em estúdio com os produtores foi muito boa, diferente do que conhecíamos. E gostámos da aceitação das pessoas e da crítica. Inclusivamente chegámos a entrar no top nacional de vendas na primeira semana", conta Pedro Correia. 

Com um novo single prestes a ser editado, os Caelum prometem tocar muito ao vivo este ano, incluindo num "grande festival" que preferem não revelar ainda.

Fonte: Sabado.PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2017
EDP Live Bands Brasil’17 divulga as oito bandas finalistas
27/04/2017
Brasil fecha acordo para desenvolver o Plano Nacional de Internet das Coisas
27/04/2017
EDP prevê investimentos de R$ 3 bi em linhas e subestações arrematadas no leilão
26/04/2017
Embraer e Uber fazem acordo para desenvolver aeronaves elétricas de uso urbano
26/04/2017
Inovação de dentro para fora
26/04/2017
EY divulga estudo sobre legislação tributária brasileira em educação