home > notícias

MUNDO

11/04/2017

Lisboa é a cidade mais cool da Europa. As sete razões da CNN

Da vida noctura à gastronomia, passando pelas ruas, a estação de televisão norte-americana explica por que considera a capital portuguesa um destino de relevo.

Lisboa tem estado nas bocas do mundo e tem sido redescoberta pelos milhares e milhares de turistas que visitam a capital portuguesa durante todo o ano. A CNN não vai por menos e diz que Lisboa pode mesmo ser a cidade mais "cool" da Europa. E (numa actualização de um texto publicado em 2014) aponta sete razões específicas que vão da vida nocturna à gastronomia:

1. “Uma vida nocturna que pode ultrapassar a de Madrid”
O argumento que justifica esta primeira razão apontada pelo canal norte-americano é a duração da noite lisboeta. “Se pensa que Madrid sai à noite até tarde, tente sair em Lisboa”. Afirmando que a noite da cidade portuguesa dura até o sol nascer sobre o rio Tejo, a CNN destaca o Bairro Alto, o Cais do Sodré e a discoteca Lux, que apelida como “o rei dos superclubes de Lisboa”.

2. “Cozinha experimental”
Neste aspecto o canal-americano refere que a capital portuguesa está a largar a fama do bacalhau e das típicas tascas para se tornar num centro da cozinha moderna e sofisticada. E destaca um nome: José Avillez e os seus restaurantes.

3. “Ironia”
Neste ponto é citado Fernando Pessoa. "Tinha-me levantado cedo e tardava em preparar-me para existir”.

Apesar de ter sido o coração do maior império do mundo, Lisboa não se vangloria dos seus feitos e recorre a um mecanismo de defesa utilizado em todo o mundo: a ironia. A CNN reconhece, no entanto, que os anos de austeridade trouxeram de regresso um velho sentimento luso, a melancolia.

4. “Praias e castelos”
Esta é uma das características mais visíveis de Lisboa. Praias a meia-hora de comboio, no caso da linha de Cascais, um castelo no alto de uma das colinas da cidade e as florestas e palácios de Sintra a 40 minutos de viagem.

5. “Design fabuloso”
“Para onde quer que olhe em Lisboa, o acentuado design contemporâneo é uma marca registada”, diz a CNN. Das peles elegantes, aos rótulos de vinho “arrojados” aos “edifícios espectaculares”, Lisboa é uma cidade “que adora ter bom aspecto”.

6. Arte
Fundação Gulbenkian, Museu Berardo, Museu de Arte Antiga ou Museu do Oriente são alguns dos locais que fazem com que os lisboetas tenham acesso a uma rara panóplia de arte à semelhança de cidades como Londres, Paris, Berlim ou Madrid.

7. “Ruas fascinantes”
Passear por Lisboa é uma actividade tudo menos aborrecida. Até as paredes, com os seus típicos azulejos, merecem a atenção de quem vagueia pela cidade. 

Fonte: Publico.PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2017
“Os Papas em Portugal” apresentado em Lisboa
27/04/2017
"Portugal campeão europeu foi uma bela notícia para o futebol"
25/04/2017
Da arte contemporânea ao surfe, Portugal apresenta sua diversidade na Travelweek 2017
25/04/2017
Festival de teatro universitário de Lisboa com 25 grupos de Portugal, Brasil e Espanha
24/04/2017
22 de abril: dia do Descobrimento do Brasil
24/04/2017
Edifício Brasil Portugal: histórico e imponente