home > notícias

ASSOCIADOS

17/04/2017

Na reta final do IR, dúvidas que surgem na crise

RIO - A crise econômica também foi parar nas declarações do Imposto de Renda. Diante da maior recessão já vivida pela economia brasileira, aumentaram as dúvidas de contribuintes sobre temas de alguma forma ligados a ela, como a declaração de rescisões trabalhistas — o país tem hoje mais de 13 milhões de desempregados — e do seguro-desemprego, de dívidas, dos chamados distratos de imóveis (quando contratos de compras são cancelados) e até do décimo terceiro salário de servidores que não viram a cor do dinheiro em 2016.

— Muitas questões para a declaração do Imposto de Renda surgem com a crise. As dúvidas dos contribuintes aumentaram em temas como verbas indenizatórias de rescisões e como declarar a renda do trabalho, mesmo que não seja ligada a um empregador — explica Antonio Gil Franco, sócio de impostos da E&Y (antiga Ernst & Young).

O aumento do interesse por essas questões foi percebido nas perguntas de leitores no Blog de Imposto de Renda do jornal O GLOBO (glo.bo/1W97qwi). São pessoas que muitas vezes precisam incluir pela primeira vez essas informações e temem preencher a declaração de maneira errada e cair na malha fina.

Mesmo com os novos temas, questões tradicionais como saúde e educação ainda geram dúvidas. Nesses casos, o objetivo do contribuinte é aproveitar ao máximo os benefícios para abater determinados gastos, com o cuidado de se manter dentro das deduções permitidas.

A menos de duas semanas para o fim do prazo, que é no dia 28 de abril, os contribuintes devem correr para garantir a entrega da declaração. Quem perder a data terá de pagar multa de R$ 165,74, mais 1% do imposto devido.

Fonte: Extra Globo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/06/2017
EDP anuncia investimento de R$ 300 milhões em 2017
26/06/2017
Chega ao Brasil a exposição do museu mais antigo de Portugal [EDP]
26/06/2017
Desapertem os cintos, o piloto sumiu [Roland Berger / Autosueco]
26/06/2017
Começou triagem lisboeta do Expresso BPI [Belas Clube de Campo]
26/06/2017
Mais de 100 portugueses com novas competências informáticas e 100% de empregabilidade [Critical Software]
26/06/2017
Hotelaria digital: custos menores e experiência customizada [Tivoli]