home > notícias

MUNDO

18/05/2017

Segundo volume da obra “Vamos falar de Portugal” traz crônica, poesia, curiosidades e relatos de família

O segundo volume do projeto literário “Cá entre nós: Brasil & Portugal”, da Editora Matarazzo, já está pronto. “Vamos falar de Portugal II?” é um livro que traz crônicas, história, curiosidades, relatos de família e poesia num total de 196 páginas e uma rica iconografia.

A antologia conta com 24 participantes: Fátima Quadros, Hilton Fortuna Daniel, Miguel Villa, Paulo Borges, Manuel Martins, Eloína Ferraz, Dudu Fagundes, Neide Lopes Ciarlariello, Anne Mahin, Camila Lourenço Giudice, José Martins Pereira, Nini Remartinez, Célia Carmen Cordeiro, Thais Matarazzo, Renata Elito Jeronimo, Marcelo Kassab, Hamilton dos Santos, Lúcia de Fátima Marques Peres, Júlio Araújo, Irene Oliveira, Manuel Castro, Ricardo Madeira, Laércio Cardoso de Carvalho e Cristiane Cambria.

“Falar de Portugal é sentir-se como um filho da amável e carinhosa nação que tanto estimamos e carregamos em nosso imaginário desde pequenino: a cultura, gastronomia (ah, que delícia!), história e especialmente sua gente nos leva a imaginar e a querer conhecer seus caminhos, o verde e vermelho predominantes que se misturam ao verde e amarelo do Brasil, e dessa união florescer cores mais vibrantes em uma relação fraterna construída por cinco séculos” escreve Ronaldo Andrade no texto de orelha.

O prefácio é assinado por Rosilda Portas, socióloga e presidente da Associação Sociocultural Código Simbólico. Segundo ela, a antologia é “o exercício feito para colocar em palavras o que coração sente, nem sempre é fácil, mas quando feito de forma coletiva, resulta num retrato muito mais fiel da realidade. (…) Pessoas reunidas em torno do mesmo tema, cada uma relatando os conhecimentos adquiridos, através da sua visão particular sobre este recanto tão especial para todos nós!…”.

Sobre participar de um projeto literário internacional, o poeta, escritor e compositor português Manuel Martins explica. “Os portugueses empreenderam exemplarmente a conquista dos mares e novos mundos ao Universo mostraram! Também construíram a Pátria da Língua Portuguesa que navega há séculos pelos mares da inteligência humana formando gerações de Poetas, Escritores e Intelectuais, coroada pela premiação do Nobel! É com gratidão e felicidade que nos associamos à Editora Matarazzo na publicação do Projeto literário luso-brasileiro”.

Também agradeceu a participação a professora Eloína Ferraz, de Portugal. “Sinceros agradecimentos a Editora Matarazzo pela oportunidade de nos deixar participar de seus criativos projetos, Vamos Falar de Portugal II e Cá entre nós: Brasil e Portugal. É muito gratificante podermos expressar nossos sentimentos. Muito obrigada e desejamos longa vida a Editora Matarazzo”.

O cirurgia dentista e escritor Marcelo Kassab homenageia em seu artigo para o livro o seu avô Abel, que neste ano completou 100 anos. “Escrever para esta antologia foi antes de mais nada, encontrar minhas origens. Não só por passear pelas vilas, freguesias, concelhos e distritos ou relatar suas belezas mas por ser uma grande volta ao passado. Pude contar parte da história de meu avô centenário e lúcido, Abel Mendes, enquanto vivera em Portugal (1917 a 1961), antes de adotar o Brasil como pátria. Em “Abel de Cambra”, foi possível voltar ao bucólico Vale de Cambra ( Aveiro) do século passado com seus costumes da época, assim como em Carvalhos ( Vila Nova de Gaia). Foi fascinante poder contextualizar fatos históricos, artísticos e o momento sócio-político que Portugal atravessava enquanto o menino de Cambra crescia e ingressava na Guarda Nacional Republicana Portuguesa, culminando com sua vinda para o Brasil”.

O Mundo Lusíada é um dos parceiros deste projeto, na divulgação e busca por autores interessados em participar da empreitada cultural luso-brasileira. Além do Mundo Lusíada, do lado brasileiro, outro parceiro da iniciativa é a Associação Sociocultural Código Simbólico (de Portugal).

Mais informações sobre adesões podem ser obtidas nos e-mails: livros@editoramatarazzo.com, e thmatarazzo@gmail.com. Com o projeto “Cá entre nós: Brasil e Portugal”, a Editora Matarazzo pretende seguir com o seu lema: “Cultivar a Cultura Através de Livros”.

Fonte: Mundo Lusíada 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/05/2018
Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Carminho dão concertos grátis nas Festas de Lisboa
22/05/2018
Coprodução Brasil-Portugal com temática indígena é premiada em Cannes
22/05/2018
Vinhos de Portugal terá recorde de produtores
22/05/2018
Ministro da Cultura felicita representantes do cinema português no Festival de Cannes
21/05/2018
Português Bordalo II entrega escultura à cidade de São Paulo
18/05/2018
Ao terceiro ano, “Junho, Mês de Portugal” inova e traz ‘workshop’ de cinema por Catarina Mourão