home > notícias

MUNDO

02/06/2017

MIL: exportar a música de língua portuguesa

Lisboa recebe a primeira convenção para profissionais de música, o MIL – Lisbon International Music Network, que pretende exportar e dar a conhecer música contemporânea feita em Portugal e nos países de língua portuguesa.

O evento arrancou a 1 de junho e decorre até hoje (02). Focado na música popular contemporânea, segue o modelo de divulgação de festivais como The Great Escape, no Reino Unido, Eurosonic, nos Países Baixos ou MaMa, em França. É um “Web Summit da música” que aposta na partilha de networking.

Com um cartaz com mais de 50 artistas como B Fachada, Capitão Fausto, Linda Martini, PAUS, Sensible Soccers, Benjamim e You Can’t Win Charlie Brown, os espétaculos repartem-se pelos espaços do Musicbox, Sabotage, Lounge, Tokyo, B.Leza e Roterdão, numa Lisboa que recebe produtores, programadores, jornalistas e personalidades da indústria. Mas o evento, além dos painéis de discussão voltados para temas da atualidade da indústria da música, tem como objetivo fazer negócios.

A convenção “cria ferramentas para que os contratos se realizem, não só através da partilha de contactos, mas também com speed meetings”, explica Gonçalo Riscado, gestor cultural e diretor da CTL, coprodutora do MIL. O festival distingue-se por englobar os artistas de países de língua portuguesa, uma conjugação “necessária pela escala de Portugal, que é pequena e torna difícil a apresentação de novos conteúdos anuais que mantenham o interesse dos internacionais” na exportação da música popular contemporânea de língua portuguesa. “Portugal não tem um export office de apoio à internacionalização, é quase o único país que não tem”, daí a importância do MIL e da sua implementação, refere ainda Gonçalo, justificando que a internacionalização é fundamental para que “possa haver mais artistas a viver da música”.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
14/08/2018
Leiria Global: conheça melhor um dos distritos portugueses e suas potencialidades
13/08/2018
Campo Maior acredita que Festas do Povo vão receber 'selo' da UNESCO em 2019
13/08/2018
Mogadouro leva à cena peça de homenagem a escritor Trindade Coelho
10/08/2018
Homenagem a Cruzeiro Seixas e mais de 600 obras nos 40 anos da Bienal de Cerveira
10/08/2018
Fadista Amália Rodrigues retratada em arte urbana no Brejão
09/08/2018
Gosta de fotografia e está por Lisboa? Este desafio é para si