home > notícias

MUNDO

09/06/2017

Navio da Marinha do Brasil pode ser visitado em Lisboa

O “Cisne Branco”, que em 2000 participou das comemorações relativas aos 500 anos de descobrimento do Brasil, estará no Porto de Lisboa de 11 a 13 de junho.

FOTO: EMBAIXADA DO BRASIL EM PORTUGAL

O navio-veleiro “Cisne Branco”, da Marinha brasileira, estará no próximo fim-de-semana em Portugal, podendo ser visitado pelo público entre os dias 11 e 13 de junho, segundo uma nota divulgada pela Embaixada do Brasil.

O navio realiza a viagem “Comissão Europa 2017”, na sequência de diversos convites remetidos ao Brasil. Um dos compromissos é a participação na “Tall Ships Races 2017”, organizada pela Sail Training International, de Inglaterra.

“A regata é, além de um evento esportivo, um evento social que resgata as tradições dos grandes navios de vela e o interesso dos cidadãos para as coisas do mar. Esse ano, no mar Báltico, visita os portos de Halmstad na Suécia, Kotka e Turku na Finlândia, Klaipêda na Lituânia e Estetino na Polônia”, informa a Embaixada do Brasil em Portugal.

O “Cisne Branco” foi construído com o propósito de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima na sociedade, preservar as tradições navais e contribuir para a formação do pessoal da Marinha do Brasil.

Navio construído na Holanda
O veleiro, uma galera de três mastros, foi incorporado à Marinha a 4 de fevereiro de 2000. Batizado “Cisne Branco”, teve sua construção baseada nos projetos dos últimos “Clippers” do século XIX. Foi construído em Amsterdã, Holanda, sobre a supervisão da Marinha do Brasil.

O “Cisne Branco” é utilizado no treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os aspirantes da Escola Naval. Após formados na Escola Naval, os Guardas-Marinha complementam a sua formação embarcados a bordo do navio-escola “Brasil”.

Em 2000 o “Cisne Branco” participou das comemorações relativas aos 500 anos de descobrimento do Brasil, realizando a travessia do Oceano Atlântico exatamente como Pedro Álvares Cabral havia feito.

Sobre as visitas
O navio poderá ser visitado no Cais Rocha Conde de Óbidos, no Porto de Lisboa, no dia 11 de junho (domingo) das 10h às 18h, no dia 12 das 15h às 18h e no dia 13 de junho das 10h às 18h. A entrada é gratuita, segundo a nota da Embaixada do Brasil.

Fonte: Portugal Digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/05/2018
Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Carminho dão concertos grátis nas Festas de Lisboa
22/05/2018
Coprodução Brasil-Portugal com temática indígena é premiada em Cannes
22/05/2018
Vinhos de Portugal terá recorde de produtores
22/05/2018
Ministro da Cultura felicita representantes do cinema português no Festival de Cannes
21/05/2018
Português Bordalo II entrega escultura à cidade de São Paulo
18/05/2018
Ao terceiro ano, “Junho, Mês de Portugal” inova e traz ‘workshop’ de cinema por Catarina Mourão