home > notícias

MUNDO

12/06/2017

Oitava edição do Dia de Portugal movimenta Centro Histórico da Cidade

A 8ª edição do Dia de Portugal enfeitou com as cores verde e vermelha o Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico, neste domingo (11). A festa foi realizada pelo Conselho das Comunidades Portuguesas e Consulado Honorário de Portugal em Santos, com o apoio da Prefeitura.

O evento iniciou com missa, às 9h, e seguiu até às 18h. Ao longo do dia, o público pôde conferir apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos, saborear comidas típicas e adquirir produtos e artesanatos lusitanos nas diversas tendas espalhadas pelo local.

“A iniciativa tem o intuito de perpetuar as tradições lusitanas. Santos tem uma alma portuguesa, devido a grande influência dos imigrantes que vieram para a região e hoje, para celebrar este dia, transformamos este espaço em um pedaço de Portugal”, destacou o gestor do Consulado Honorário de Portugal em Santos, José Augusto do Rosário.

Para o secretário de turismo, Rafael Leal, a festa não poderia ser realizada em um melhor local: em frente ao porto. “Foi aqui onde tudo começou, o ponto de chegada dos imigrantes. Temos muito o que agradecer a essas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Raízes culturais
Rosa Mendes, 48, foi caracterizada para se apresentar com o Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande, do qual faz parte há 20 anos. “Meus pais são portugueses e acredito que festas como esta deixam viva a nossa cultura e valorizam nossas raízes”.

Luciane Rodrigues Garcia Cunha, 53, tem dupla cidadania portuguesa e foi pela primeira vez prestigiar o evento. “Gostei muito. Portugal tem histórias lindas e é um país muito bonito”.

Rugby
A seleção portuguesa de rugby, que jogou no sábado (10) contra o Brasil no Pacaembu, em São Paulo, veio a Santos para conhecer a festa. “Gostamos. Tudo muito parecido com o nosso país”, disse o atleta Francisco Bruno, 22.

Fonte: Santos.Gov



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Google Arts & Culture permite visitar arte portuguesa a partir de qualquer parte do mundo
16/01/2019
Prémio Literário Armando Silva Carvalho distingue escritores da lusofonia
16/01/2019
Venha deliciar-se na Feira do Queijo Serra da Estrela 2019
16/01/2019
Enoturismo. Faturação da Porto Cálem aumentou 40% no ano passado
16/01/2019
Duas marcas portuguesas de vinhos distinguidas com prémio internacional
16/01/2019
Livraria Lello celebra 113 anos