home > notícias

MUNDO

14/06/2017

Prédio na Zona Oeste de SP é cedido para abrigar 1ª escola portuguesa no Brasil

Uso de terreno e edifício pelo governo português foi autorizado nesta terça-feira em decreto publicado pelo governador Geraldo Alckmin.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, publicou nesta terça-feira (13) um decreto que autoriza o governo de Portugal a usar por 20 anos o prédio e o terreno do Centro Educativo Regional Centro-Oeste, no bairro Sumaré, Zona Oeste na capital paulista. O imóvel, que tem uma área de 6 mil metros quadrados localizada na Rua Paulo Vieira, vai abrigar a primeira escola internacional portuguesa no Brasil.

O projeto não terá fins lucrativos e é voltado a alunos dos ciclos infantil, fundamental e médio.
A escola deve passar a funcionar no segundo semestre de 2018. Os estudantes que se formarem na nova escola terão diploma duplo, com histórico escolar que servirá para o acesso às instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil.

De acordo com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, a escolha da capital paulista para sediar a escola se deu em função do grande número de portugueses e descendentes vivendo na cidade.

Segundo o decreto, pelo menos 10% das vagas oferecidas pela escola serão destinadas gratuitamente para alunos da rede pública estadual.
Ainda segundo o decreto publicado nesta terça, a Escola Portuguesa de São Paulo deverá manter um curso de formação, capacitação e aprimoramento em língua portuguesa destinado aos professores da rede estadual de ensino, além de instalar um centro de ensino de língua e cultura portuguesa, com gratuidade de acesso a professores, alunos e servidores da rede estadual de ensino.

A administração da escola ficará a cargo do Ministério da Educação de Portugal.

Fonte: G1 São Paulo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
14/08/2018
Leiria Global: conheça melhor um dos distritos portugueses e suas potencialidades
13/08/2018
Campo Maior acredita que Festas do Povo vão receber 'selo' da UNESCO em 2019
13/08/2018
Mogadouro leva à cena peça de homenagem a escritor Trindade Coelho
10/08/2018
Homenagem a Cruzeiro Seixas e mais de 600 obras nos 40 anos da Bienal de Cerveira
10/08/2018
Fadista Amália Rodrigues retratada em arte urbana no Brejão
09/08/2018
Gosta de fotografia e está por Lisboa? Este desafio é para si