home > notícias

ASSOCIADOS

22/06/2017

Novo presidente executivo no Haitong deverá vir da China

O Haitong Bank vai cumprir a determinação do supervisor de separar as funções de Chairman das de CEO. Hiroki vai voltar a ser apenas Chairman devendo o novo presidente executivo vir da China.

O ex-Banco Espírito Santo de Investimento vai cumprir a directriz do Banco de Portugal de separar imediatamente as funções de Chairman e de CEO, que nesta altura está concentrada no Hiroki Miyazato, desde que no fim do ano passado se demitiu José Maria Ricciardi, então presidente executivo.

Segundo o Jornal Económico sabe Hiroki vai voltar a ser apenas Chairman, devendo o presidente executivo vir da China. Fonte conhecedora do processo admite que possa ser uma senhora a próxima presidente executiva do banco de investimento.

O Haitong Bank ainda não apresentou a lista de órgãos sociais ao Banco de Portugal que por sua vez entrega ao regulador europeu para o processo de avaliação e adequação (fit & proper), um processo em regra moroso, desde que o BCE passou a supervisionar a banca europeia.

Segundo revelou fonte conhecedora do assunto, o banco continua à procura de administradores não executivos portugueses, com influência empresarial, e já tem “dois a três nomes” em cima da mesa. Pedro Rebelo de Sousa chegou a ser convidado, mas a entrada não se concretizou porque entendeu não estarem reunidas as condições e a equipa para poder aceitar.

Também António Domingues chegou a ser convidado para administrador não executivo, mas não aceitou.

O banco de investimento que tem passado por dificuldades relacionadas com a mudança do seu modelo de negócio, está a cumprir os requisitos do supervisor de aumentar o capital. O banco prevê concluir a capitalização até ao fim de julho.

O banco voltou recentemente a ser capitalizado pelo seu accionista, Haitong Securities. A última operação foi de 160 milhões de euros. Já em maio o Haitong Bank tinha informado o mercado que aumentou o seu capital social em 60 milhões de euros (40 milhões em dinheiro e 20 milhões por entrada em espécie de créditos).

“O Haitong Bank informa que aumentou o seu capital social em 160 milhões de euros, mediante novas entradas em dinheiro integralmente realizadas”, indica o comunicado enviado a 14 de Junho à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Com o reforço de 160 milhões já está completo 62% do plano de reforço de 419 milhões de euros (previsto para concluir até ao fim de julho). Pois já soma 220 milhões até agora.

No plano anunciado estava previsto aumento de capital de 200 milhões em dinheiro fresco (que ficou agora concluído), a conversão de um empréstimo accionista de 139 milhões e a conversão em capital de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros.

O Haitong Bank teve prejuízos de 96 milhões de euros em 2016, tendo apresentado resultados negativos de 29 milhões no primeiro trimestre.

Fonte: Jornal Economico



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/03/2019
IOF-câmbio: recursos mantidos no exterior (solução de consulta 246) [Chiarottino e Nicoletti Sociedade de Advogados]
20/03/2019
Dados digitais: o que é feito com nossas informações na internet quando morremos? [Opice Blum]
20/03/2019
São Paulo recebe exposição de artesanato português contemporâneo [Cunha Vaz]
20/03/2019
EDP nas Escolas vai beneficiar 1.900 alunos em São Paulo [EDP]
20/03/2019
André Jordan Group firma parceria com a Oaktree [Belas Clube]
20/03/2019
Da desconsideração da personalidade jurídica e a Reforma Trabalhista [Franco Advogados]