home > notícias

MUNDO

23/06/2017

Brasília recebe ciclo de música sinfónica portuguesa na próxima semana

A cidade de Brasília vai receber, pela primeira vez, um ciclo de música sinfónica portuguesa entre terça-feira e dia 04 de julho, que vai consistir em dois concertos e uma conferência, anunciou o organizador, o maestro Cesário Costa.

"Será apresentado, pela primeira vez no Brasil, um ciclo dedicado à Música Sinfónica Portuguesa. Esta proposta singular tem como objetivo a promoção e internacionalização das artes portuguesas, especialmente da música, e o aprofundamento da cooperação entre Portugal e o Brasil, que será consubstanciada através da participação da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em dois concertos", pode ler-se na informação relativa ao ciclo enviada à Lusa.

Assim, na terça-feira, o Cine Brasília acolhe a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro sob direção de Cesário Costa, num programa com obras de Carlos Seixas, Francisco António de Almeida, Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Bomtempo, António Fragoso e Alfredo Keil.

A 04 de julho, a mesma orquestra volta a ter direção de Cesário Costa para interpretar peças de de Braga Santos, Frederico de Freitas, Viana da Mota, Francisco de Lacerda e Luís de Freitas Branco.

No dia anterior, Cesário Costa vai dar uma conferência sob o título "Música Orquestral Portuguesa" no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua do Brasil.

"Os dois concertos orquestrais apresentarão uma programação que dará a conhecer os mais importantes compositores portugueses. Através desta seleção de nomes icónicos, o público terá a possibilidade de conhecer, através da audição das obras orquestrais destes compositores, uma perspetiva histórica da música portuguesa, descobrindo a evolução estilística levada a cabo pelos principais nomes da composição portuguesa", acrescenta o mesmo texto.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
14/08/2018
Leiria Global: conheça melhor um dos distritos portugueses e suas potencialidades
13/08/2018
Campo Maior acredita que Festas do Povo vão receber 'selo' da UNESCO em 2019
13/08/2018
Mogadouro leva à cena peça de homenagem a escritor Trindade Coelho
10/08/2018
Homenagem a Cruzeiro Seixas e mais de 600 obras nos 40 anos da Bienal de Cerveira
10/08/2018
Fadista Amália Rodrigues retratada em arte urbana no Brejão
09/08/2018
Gosta de fotografia e está por Lisboa? Este desafio é para si