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27/06/2017

Cibercrime é um negócio que até tem assistência pós-venda [EY]

Owen Purcell, executivo da EY na área da cibersegurança, estará em Lisboa na conferência sobre do ECO sobre o tema. Em entrevista, explica como o cibercrime é agora um "sofisticado" negócio.

Owen Purcell, executivo da EY, soma já 20 anos de experiência na área da cibersegurança e gestão de risco nas empresas. Estará esta terça-feira em Lisboa.

O mundo está em constante transformação. E no setor da tecnologia, a cibersegurança e a gestão do risco são dois temas bem no centro da atualidade. Owen Purcell é o líder do departamento de cibersegurança da consultora EY para a Europa, Médio Oriente, Índia e África. Será keynote speaker na conferência que o ECO vai organizar esta terça-feira, no salão nobre da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa em Lisboa. O ECO entrevistou-o.

“O ritmo da mudança continua a uma velocidade incrível. Quem imaginaria que os carros sem condutor ou o crescimento da inteligência artificial e da robótica seriam agora tão comuns nas nossas vidas?”, diz Owen Purcell quando questionado sobre como tem evoluído a consciência da sociedade acerca destes temas. “Claramente, a grande diferença vista a este nível é que a cibersegurança deixou de ser só um problema do departamento tecnológico para ser uma área de foco tanto ao nível administrativo como executivo”, indica.

É como uma perseguição do gato e do rato. Enquanto um dos lados da barricada se foca na proteção, o outro, o dos burlões, trabalha continuamente em encontrar falhas e explorá-las para os mais variados propósitos. Purcell reconhece isso mesmo: “Temos assistido nos nossos clientes um aumento da sofisticação nos cibercriminosos. O panorama está a mudar para uma monetização do cibercrime. Os hackers transformaram-se eles mesmos em negócios, a quem se pode pagar para encomendar um ataque de ransomware”, explica o especialista. Há até “assistência pós-venda” para ajudar a recolher os resgates.

Fonte: Eco.PT



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