home > notícias

ASSOCIADOS

21/08/2017

Descubra quais são os livros que CEOS de sucesso estão lendo [McKinsey & Company]

Ler muito é apenas um dos hábitos muito comuns entre pessoas ricas, um dos mais fáceis a se ter. Afinal, mesmo que você não tenha dinheiro para comprar livros com frequência em uma livraria, ainda há a opção de frequentar bibliotecas, ou mesmo ler online graças aos e-books. E se você está procurando um título que ainda possa ajudá-lo positivamente em sua carreira, que tal se inspirar no que grandes CEOs mundiais estão lendo? Dê uma olhada na lista divulgada pela empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company:

ALAIN BEJJANI, DA MAJID AL FUTTAIM HOLDING

Se você não está familiarizado com o nome da marca não se espante: ela é proprietária e administradora de lojas, shoppings, e estabelecimentos de lazer no Oriente Médio e no Norte da África. E o que o CEO dessa gigante está lendo? Bem, são alguns títulos, então vamos à lista: "Serial Innovators: Firms That Change the World", de Claudio Feser; "Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo", de Adam Grant; "A Comédia Humana", de Honoré de Balzac; "O Rochedo de Tanios", de Amin Maalouf; e "Journaux: 1912–1940", de Stefan Zweig. Os dois primeiros falam sobre inovação e criatividade, enquanto os outros são mais históricos.

GENERAL SIR NICK CARTER, CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL DO EXÉRCITO BRITÂNICO

Você pode até não saber quem ele é, mas com certeza a sua titulação impôs certo respeito. O general está lendo três livros. O primeiro deles é "Churchill: The Power of Words", de Martin Gilbert, que reúne trechos de livros, artigos e discursos de Winston Churchill - que foi primeiro-ministro da Inglaterra na época da Segunda Guerra Mundial. Já "Fighting Talk: Forty Maxims on War, Peace, and Strategy", de Colin S. Gray, fala sobre guerra, paz e estratégia. Por fim temos "Sun Tzu: A Arte da Guerra para Gerentes", de Gerald A. Michaelson e Steven W. Michaelson, que procura a ajudar gestores a se tornarem grandes líderes.

JAMIE DIMON, DO JPMORGAN CHASE

O CEO está lendo apenas um livro no momento, mas escolheu um que se tornou um sucesso de vendas em vários países do mundo: "Uma Breve História da Humanidade – Sapiens", de Yuval Noah Harari. Vale lembrar que a história esteve no Clube do Livro de Mark Zuckerberg, foi recomendado por Bill Gates em seu site e Barack Obama durante uma entrevista. O livro mostra a história da evolução do homo sapiens até o presente relacionando questões históricas com atuais.

TONY ELUMELU, PRESIDENTE DA HEIRS HOLDINGS

"Liderando Mudanças", de John P. Kotter é o primeiro livro na lista deste CEO, e fala sobre gestão de mudanças e liderança. Ele também está lendo "Execução: A Disciplina para Atingir Resultados", de Larry Bossidy e Ram Charan, e "Good to Great: Empresas Feitas para Vencer", de Jim Collins. O primeiro dá dicas para uma ótima entrega de resultados, enquanto o segundo fala sobre estratégias e praticas de gestão. Vemos um certo padrão no gosto pessoal de Tony Elumelu, não?

HERMAN GREF, DO SBERBANK

Esse CEO está lendo nada mais nada menos que seis livros. São eles: "Grandes Decisões Sobre Pessoas", de Claudio Fernandez-Araoz; "What You Got Here Won't Get You There: How Successful People Become Even More Successful!", de Marshall Goldsmith; "O Executivo e Sua Tribo", de Dave Logan, John King e Halee Fischer-Wright; "A Dieta da Mente: a Surpreendente Verdade Sobre o Glúten e os Carboidratos: os Assassinos Silenciosos do seu Cérebro", de David Perlmutter, MD; e "O Fim do Poder", de Moisés Naím.

A maior parte deles dá dicas que podem ser úteis a um líder que trabalha em um ambiente corporativo. A exceção é o livro de David Perlmutter, que sobre os efeitos que o glúten, o açúcar e os carboidratos têm no cérebro, além de oferecer um plano para alcançar a saúde mental em um mês.

DREW HOUSTON, DO DROPBOX

O fundador do Dropbox está lendo três livros no momento. O primeiro, chamado "Sam Walton: Made in America" é de Sam Walton, o fundador do Walmart. Nele, o milionário compartilha os seus pensamentos. Depois temos "The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World", do neurocientista Adam Gazzaley e do psicólogo Larry D. Rosen. A dupla procura mostrar que o cérebro não nasceu para realizar múltiplas tarefas, e dá dicas para viver de forma saudável em meio à tecnologia. Já o terceiro se chama "Zen e a Arte da Manutenção das Motocicletas", de Robert M. Pirsig. E não, ele não fala de manutenção de motocicletas, mas sim faz uma análise sobre o nosso modo de viver.

GAIL KELLY, MEMBRO DO GROUP OF THIRTY (G30) E EX-CEO DO WESTPAC

Ao contrário de outros CEOs, ela não tem em seu catálogo pessoal livros sobre liderança e derivados. O primeiro que está em sua lista de leituras atuais é "Lab Girl: A Jornada de Uma Cientista Entre Plantas e Paixões", de Hope Jahren, que mostra como trabalho e amor se tornam mais fortes quando são aliados. Depois temos o best-seller "Pachinko", de Min Jin Lee, que conta a história de quatro gerações de uma família de baixa renda coreana que vive no Japão do século XX. Por útimo temos "Meninos de Ouro", de Daniel James Brown, que tenho um cunho maiks histórico ao mostrar a busca pela vitória por parte dos EUA na Olimpíada de Berlim 1936, durante o regime da Alemanha nazista de Hitler.

por Ana Carolina Porto

Fonte: Preparado pra Valer



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/07/2018
Conforto, luxo e localização [JLL Portugal]
16/07/2018
Como se planejar para compra de moeda [Business Portugal]
16/07/2018
Delta Cafés com gestão florestal responsável [Delta Cafés]
16/07/2018
TAP lança TAP Flight Pass com descontos para clientes frequentes [TAP]
16/07/2018
Como estender o visto de turista em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
16/07/2018
Vamos para o ajuste? [Reliance]