home > notícias

MUNDO

23/08/2017

Oito filmes de produção e coprodução portuguesa na pré-seleção dos prémios Fénix

Os prémios ibero-americanos de cinema Fénix anunciaram a pré-seleção de oito filmes de produção ou coprodução portugueses para aqueles galardões, que ainda vão passar por vários processos de nomeação até à revelação dos vencedores em dezembro.

De 818 filmes candidatos foram escolhidas pelo comité de seleção 90 longas-metragens, das quais 25 documentais, de acordo com as redes sociais da organização. A lista total só foi publicada durante a madrugada de hoje.

Por entre esse total encontram-se os filmes "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho, "Colo", de Teresa Villaverde, "O Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, "Spell Reel", de Filipa César, e "São Jorge", de Marco Martins, a par de "Comboio de Sal e Açúcar", de Licínio Azevedo, "Joaquim", de Marcelo Gomes, e "O Auge Humano", de Eduardo Williams.

Os filmes elegíveis de produção ou coprodução portuguesa para a quarta edição dos prémios Fénix eram 31, enquanto no ano passado, de 42 filmes portugueses ou de coprodução portuguesa, foram pré-selecionados sete como "Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira ou "Eldorado XXI", de Salomé Lamas.

Do lado do Brasil, estão cinco filmes de produção brasileira na pré-seleção: "Arábia", de Affonso Uchoa e João Dumans, "As Duas Irenes", de Fabio Meira, "Beduino", de Júlio Bressane, "Martírio", de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida, e "No Intenso Agora", de João Moreira Salles.

A estes acrescem as seis coproduções brasileiras: "Comboio de Sal e Açúcar" (coprodução entre África do Sul, Brasil, França, Moçambique e Portugal), "O Auge Humano" (coprodução entre Argentina, Brasil e Portugal), "Era o Hotel Cambridge" (coprodução entre Brasil, Espanha e França), de Eliane Caffé, "Gabriel e a Montanha" (coprodução franco-brasileira), de Felipe Garamano Barbosa, "Joaquim" (coprodução luso-brasileira) e "O Ornitólogo" (coprodução entre Brasil, França e Portugal).

Em outubro deste ano, vai ainda ser organizado um Mercado de Indústria do Cinema e do Audiovisual, em conjunto com o Mercado de Cinema Europeu do festival de Berlim.

Os prémios de cinema Fénix são organizados pela associação Cinema23 e realizam-se pela quarta vez para "reconhecer e celebrar o trabalho de quem se dedicam ao cinema na América Latina, em Espanha e Portugal".

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer no dia 06 de dezembro, na Cidade do México.

Fonte: DN.PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal