home > notícias

ASSOCIADOS

06/09/2017

EDP Starter Brasil seleciona cinco startups para nova etapa [EDP]

Com foco nas áreas de “smart data” e soluções com foco no cliente, os projetos mais inovadores continuam no programa de desenvolvimento.

O programa EDP Starter, que chega ao Brasil pela primeira vez neste ano para o desenvolvimento de startups nacionais, atingiu mais um marco: a seleção das cinco equipes que continuarão no processo até dezembro e terão a chance de apresentar seus projetos para potenciais investidores no DemoDay.

Após uma semana de convivência e mentoria junto a especialistas da EDP Brasil, da Kyvo Design-Driven Innovation e de tutores do mercado, as dez finalistas tiveram a oportunidade de fazer o “pitch” de seus modelos de negócio. O desempenho delas na apresentação, a performance durante todo o período inicial do programa e a compatibilidade com a proposta do EDP Starter foram os principais fatores que levaram o corpo de jurados a escolherem as finalistas dessa fase.

Os empreendedores das Startups Cartão Solar (SC), CUBi Energia (SP), Dooak (SP), Enercred (MG) e Nexo Capacitação Digital (RS) já podem comemorar. Seus projetos foram os escolhidos e seguirão para segunda etapa da incubação, em que vão poder consolidar seu modelo de negócio e desenvolver um protótipo para os produtos ou serviços.

Os escolhidos propõem soluções inovadoras, tais como treinamento de colaboradores por meio de Realidade Virtual e Aumentada, plataforma de soluções em energia distribuída para o cliente final com UX – User Experience, compartilhamento de créditos de energia, novos modelos de transações financeiras como Blockchain, monitoramento e gestão da eficiência energética.

“A competição foi extremamente qualificada, o que tornou a escolha difícil, mas ao mesmo tempo muito empolgante, pois as equipes apresentaram soluções com forte relevância para o setor elétrico. O EDP Starter Brasil vem sendo um sucesso e comprova que as Startups são parte crucial para o desenvolvimento de inovação aberta, e em colaboração com a EDP poderão contribuir para trazer inovações ao setor de energia”, afirma a gestora da área de inovação da EDP Brasil, Livia Brando.

Além de todo o apoio técnico e especializado, eles terão à sua disposição até o final do ano a estrutura do espaço da EDP no WeWork, uma das maiores redes de escritórios compartilhados do mundo que abriu recentemente sua primeira unidade na Avenida Paulista, em São Paulo. O CEO da equipe que mais se destacar terá a oportunidade de participar de uma Missão ao Vale do Silício junto ao StartSe, um dos maiores ecossistemas de empreendedorismo do Brasil.

Mais sobre EDP Starter Brasil

Sucesso na Europa desde 2012, o EDP Starter está pela primeira vez em território nacional para auxiliar startups em estágio inicial ligadas ao setor elétrico ou capazes de serem adaptadas para o setor elétrico. Promovido pela EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e soluções em energia, o Programa irá oferecer um pacote amplo de oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Entre os benefícios para as incubadas estão um processo de aceleração e desenvolvimento especializado, mentorias com especialistas e técnicos da EDP e de mercado, além de uma ampla rede mundial de relacionamento com parceiros que fomentam novos negócios.

O EDP Starter Brasil conta ainda com a parceria da Kyvo Design-Driven Innovation, consultoria de inovação brasileira que utiliza o design de serviço como abordagem para melhorar a experiência das pessoas, seja no consumo de serviços ou no uso de sistemas digitais como sites e apps. A empresa vai participar diretamente da seleção e do processo de desenvolvimento das startups, além de disponibilizar sua equipe de mentores especializados para auxiliar os empreendedores ao longo de todo o programa.

Conheça as selecionadas

CARTÃO SOLAR
Startup com objetivo de massificar o acesso à energia renovável por meio de uma rede nacional de serviços de energia solar que permite a compra no varejo. Conta também com o Led Energizado, uma lâmpada que não consome energia.
Vertente: Smart Grids
Site: https://cartaosolar.com.br/

 

CUBi Energia
Atua com o setor industrial no entendimento e gestão de seu consumo de energia. Possui hardware próprio (CUBi EGG) de baixo custo, alta versatilidade e conectividade.
Vertente: Analytics, Big Data, Internet das Coisas
Site: https://www.cubienergia.com

DOOAK
Plataforma de investimento coletivo com transações em blockchain para projetos de energia solar. A proposta é conectar investidores que têm interesse em diversificar seu portfólio de aplicações e pessoas que precisam de financiamento para seus projetos de energia solar.
Vertente: Transações de energia e Blockchain
Site: www.dooak.com.br

ENERCRED
Oferece assinatura de energia limpa, barata e sustentável para o consumidor residencial. Fez por isso de uma plataforma que compartilha créditos de energia gerados em uma usina renovável. Os créditos chegam na forma de desconto na conta de luz dos consumidores.
Vertente: User Experience para novos serviços em energia
Site: https://www.enercred.com.br

NEXO capacitação digital
Desenvolve simuladores de Realidade Virtual em smartphones para reduzir acidentes de trabalho e custos de treinamento.
Vertente: Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Site: www.nexo.art.br

Fonte: Portugal Digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/05/2018
E-Social – Sua empresa está preparada? [Master Consultores]
18/05/2018
Tivoli Hotels & Resorts estará no Casar 2018 [Tivoli Mofarrej]
17/05/2018
Advogados do Opice Blum são convidados pelo MIT para integrar júri [Opice Blum Advogados]
15/05/2018
Quais são as profissões que estão em falta em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
15/05/2018
EY mostra tendência estratégica para competir em ambiente de rápida evolução da tecnologia [Ernst & Young]
15/05/2018
Avanços na área da memória dentro do cérebro [F&F Ensino & Pesquisa]