home > notícias

ASSOCIADOS

21/09/2017

Critical cria divisão de IA e machine learning [Critical Software]

A empresa de Coimbra criou uma divisão, liderada por Paulo Gomes, e pretende torna-se líder mundial no segmento.

A Critical Software lançou uma divisão de inteligência artificial e machine learning. Paulo Gomes, especialista na área da inteligência artificial, onde trabalha desde 1994, irá liderar a nova divisão.

O objectivo é “posicionarmos a Critical Software como líder mundial no desenvolvimento das tecnologias de AI com capacidade para responderem aos desafios mais prementes do mundo empresarial”, antecipa o head of Artificial Intelligence and Machine Learning da Critical Software, Paulo Gomes.

Para o efeito, a empresa irá recorrer a soluções “inovadoras que assegurarão a gestão de volumes exponenciais de dados, a pesquisa e a análise inteligentes e eficientes da informação e a sua transformação em conhecimento que permita às empresas alcançar novas mais valias e novos patamares de produtividade”, explica em comunicado.

A tecnológica de Coimbra recorda que os utilizadores gastam cerca de 25% doo tempo a pesquisar informação, o que “impacta negativamente os níveis de produtividade das empresas e a eficiência dos seus sistemas e processos”.

Soluções baseadas em linguagem natural, exploração de dados e pesquisa semântica podem contribuir para superar esse desafio, garantindo que os clientes “serão capazes de encontrar a informação certa no momento certo”.

Por seu lado, o machine learning, entre outras técnicas, são a solução para disponibilizar aos clientes “previsões precisas e rigorosas que os ajudarão a tomar melhores decisões mais rapidamente”.

Ao longo de mais de duas décadas, Paulo Gomes publicou mais de 100 artigos científicos sobre inteligência artificial, leccionou vários cursos sobre o tema na Universidade de Coimbra, apresentou dezenas de trabalhos sobre AI em várias conferências e liderou um amplo leque de projectos empresariais nesta área. Nos últimos oito anos foi também CEO de uma startup especializada na área de AI, que comercializava, à escala global, soluções avançadas de análise de dados.

Fonte: Computer World



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/05/2018
E-Social – Sua empresa está preparada? [Master Consultores]
18/05/2018
Tivoli Hotels & Resorts estará no Casar 2018 [Tivoli Mofarrej]
17/05/2018
Advogados do Opice Blum são convidados pelo MIT para integrar júri [Opice Blum Advogados]
15/05/2018
Quais são as profissões que estão em falta em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
15/05/2018
EY mostra tendência estratégica para competir em ambiente de rápida evolução da tecnologia [Ernst & Young]
15/05/2018
Avanços na área da memória dentro do cérebro [F&F Ensino & Pesquisa]