home > notícias

ASSOCIADOS

29/09/2017

Dez escolas municipais ganham kit de geração de energia solar em gincana cultural da EDP São Paulo [EDP]

Concurso “Xô Desperdício” envolveu 43 unidades de ensino e mais de 18,5 mil alunos

Mogi das Cruzes, 29 de setembro de 2017 – A EDP São Paulo anuncia hoje, 29 de setembro, os vencedores da gincana cultural Xô Desperdício, e premiará 10 escolas da sua área de concessão com um kit completo de geração de energia solar para a economia de energia. O concurso teve como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia para alunos de colégios públicos.

A Gincana, que faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, foi lançada em junho, mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, e engajou mais de 18,5 mil alunos de 18 cidades de São Paulo, por meio de atividades com intuito de disseminar o conhecimento do uso seguro e eficiente da energia.

As escolas participantes foram convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. Os 10 vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE, para que a disputa fosse justa entre as cidades.

Além da realização das tarefas, também foram consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes ao débito automático da fatura de energia e o maior número de cadastro para recebimento da conta por e-mail. Foi checado, ainda, a redução efetiva do consumo de energia elétrica da escola participante (comparação das faturas de julho/setembro 2016 com o mesmo período de 2017).

Para os 10 colégios vencedores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, que corresponde aproximadamente 300 KWh/mês. No Vale do Paraíba, oito escolas nos municípios de Monteiro Lobato, Roseira, Aparecida, Santa Branca e Lorena receberão o prêmio. Já no Alto Tietê, Guararema e Salesópolis tiveram unidade de ensino ganhadora.

“Ver o engajamento das escolas durante o período da Gincana foi muito gratificante. O concurso teve o envolvimento de toda comunidade escolar e ultrapassou os muros dos colégios participantes, disseminando conhecimento sobre uso seguro e eficiente da energia aos familiares, amigos e vizinhos”, afirma Marney Antunes, diretor geral da EDP São Paulo.

A gincana Xô Desperdício em números:

  • 18,5 mil alunos envolvidos
  • 18 municípios participantes
  • 43 escolas públicas
  • 145 vídeos publicados
  • Mais de 110 mil visualizações
  • Mais de 30 mil curtidas
  • 3.366 compartilhamentos

Escolas vencedoras do concurso

EMEF Elizabeth Coelho Micheletto

Monteiro Lobato

EMEF Mestra Henriqueta

Salesópolis

EMEF Professora Odila de Souza Oliveira

Roseira

EM Antonio Lerario

Guararema

EMEF Professora Marieta Vilela da Costa Braga

Aparecida

EMEF Professora Francisca Rosa Gomes

Santa Branca

EMEF Profa Virgulina Marcondes de Moura Fazzeri 

Aparecida

EMEF Prof. Joaquim de Campos

Roseira

EMEF Professora Ana de Barros Sernigói

Roseira

EM Governador Mário Covas

Lorena

Projeto Boa Energia nas Escolas

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP São Paulo, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Seu objetivo é capacitar educadores e conscientizar crianças e jovens sobre o uso seguro e eficiente da energia e, assim, multiplicar o conhecimento sobre o assunto fora do ambiente escolar.

Para mais informações e inscrição da escola, acesse: http://www.boaenergia.com.br/bandeirante/nossaturma.php

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/09/2018
Sócio advogado participa de evento em Fortaleza [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
19/09/2018
António Fernandes da Silva assume cargo de consultor da administração da SABSEG [Sabseg]
19/09/2018
EDP abre inscrições para programa de Estágio [EDP]
19/09/2018
Demarest lança podcast para debater os principais temas jurídicos do país [Demarest Advogados]
19/09/2018
TAP aumenta número de voos diários na ponte aérea Lisboa-Porto [TAP]
19/09/2018
Claritas na expert XP 2018: o maior evento de investimento na América Latina [Claritas]