home > notícias

MUNDO

16/10/2017

Centenário: Santuário ofereceu imagem de Nossa Senhora de Fátima ao navegador Ricardo Diniz

Português vai ligar Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida no Brasil, numa viagem solitária em veleiro

Fátima, 16 out 2017 (Ecclesia) – O navegador Ricardo Diniz recebeu este domingo uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que o vai acompanhar numa viagem para o Brasil, jornada solitária de mais de um mês com o objetivo de unir o Centenário das Aparições de Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida.

A imagem foi benzida no final da celebração da Missa dominical, no recinto de oração; é uma réplica de 70 centímetros de altura, idêntica à da Capelinha das Aparições, oferecida pelo Santuário de Fátima, adiantou a instituição.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o velejador tem partida marcada para dia 29 de outubro, com saída do porto de Peniche.

Antes de cumprir as mais de 4000 milhas náuticas que separam a costa portuguesa do ‘país irmão’, Ricardo Diniz passou pela Cova da Iria e segue a pé de Fátima até Peniche, onde a imagem ficará exposta na Igreja de São Pedro.

Na data da partida, “a mesma imagem irá seguir a bordo do veleiro de Ricardo Diniz, que estará coberto de flores, e será transportada à vela até Salvador da Bahia.

Uma vez chegado ao destino, “o navegador português fará a entrega da imagem às autoridades eclesiásticas locais”.

Esta ligação entre Portugal e o Brasil está a ser preparada “há cerca de um ano e meio”.

“Por respeito aos valores desta missão”, que o navegador solitário considera ser “a mais importante de sempre”, no lugar dos habituais patrocínios ou logos que dão cor ao veleiro, Ricardo Diniz vai colocar “as palavras fé, paz e amor”, traduzidas também em inglês “faith, peace, love”.

Quanto ao financiamento, os apoios estão a chegar “essencialmente” de “donativos de portugueses um pouco por todo o mundo mas também de brasileiros, que consideram esta viagem muito bonita e simbólica”, pode ler-se.

A comissão de honra desta iniciativa integra figuras como o antigo presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, o general Rocha Vieira, o selecionador de futebol Fernando Santos, a jornalista Aura Miguel, da Rádio Renascença, o apresentador de televisão Júlio Isidro, o padre Vítor Melícias e a escritora Alice Vieira.

Fonte: Agência Ecclesia



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Google Arts & Culture permite visitar arte portuguesa a partir de qualquer parte do mundo
16/01/2019
Prémio Literário Armando Silva Carvalho distingue escritores da lusofonia
16/01/2019
Venha deliciar-se na Feira do Queijo Serra da Estrela 2019
16/01/2019
Enoturismo. Faturação da Porto Cálem aumentou 40% no ano passado
16/01/2019
Duas marcas portuguesas de vinhos distinguidas com prémio internacional
16/01/2019
Livraria Lello celebra 113 anos