home > notícias

MUNDO

23/10/2017

Casa de Portugal SP presta homenagem à TV Globo, onde “Portugal nunca saiu de moda” diz homenageado

Por ocasião das comemorações dos 82 anos de fundação, a Casa de Portugal de São Paulo realizou em 27 de setembro, em sua sede à Av. Liberdade, uma cerimônia na qual outorgou a Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique (a maior honraria da instituição) à Rede Globo de Televisão, representada essa noite pelo jornalista Fernando Vieira de Mello.

O evento foi coroado com a sempre marcante participação do orador Dr. Ives Gandra da Silva Martins, detentor de uma coluna no Mundo Lusíada há mais de dez anos, que falou aos presentes sobre sua estreita ligação com a família Marinho, e apresentando o representante da emissora, Fernando Vieira, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo.

Depois, no palco da casa, um show de fados com a cantora Larissa Lima, que foi acompanhada pelos músicos: Wallace Oliveira à guitarra portuguesa, Sergio Borges à viola do Fado e Chris Oliveira ao violão e percussão.

A honraria oferecida pela entidade luso brasileira, segundo o proponente da homenagem e vice presidente Paulo Machado, se deu pelas várias exibições de Portugal, em diferentes programas (tanto de entretenimento quanto do jornalismo), culminando agora com o recém lançamento da novela “Tempo de Amar”, que aliás teve uma sinopse exibida em telão nessa noite, e traz muito da rica cultura portuguesa, da gastronomia, costumes e tem o fado já na vinheta de abertura.
O próprio Paulo Machado abriu a solenidade cuidando do protocolo que teve a palavra do Presidente Antonio dos Ramos. “A homenagem demonstra nosso agradecimento pelo respeito e apreço que a Globo sempre teve com a comunidade portuguesa, e não podíamos deixar de o fazer nesta ocasião em que comemoramos 82 anos desta casa no Brasil”, disse o presidente Ramos relembrando também a história da casa que, segundo ele, sempre esteve com as portas abertas não apenas para sua comunidade, mas também para os brasileiros.

O orador Dr. Ives Gandra, disse que “a maior rede de televisão da América Latina tem um carinho especial por Portugal. Sempre mostrou preocupação em relação a esse país, valorizando a comunidade portuguesa. Por isso a Casa de Portugal passa a ser, a partir de agora, a casa da Rede Globo”, disse o jurista que é membro do Conselho da entidade.

Fernando Vieira de Mello disse estar “em casa”, lembrou vários programas que trouxeram Portugal como tema, valorizou muito a relação que o Brasil tem com Portugal, dizendo que o país irmão do Brasil está presente no entretenimento da Globo e no seu jornalismo também.

O jornalista citou exemplos como: “Os Maias” de Eça de Queirós, “Me leva Portugal”, exibido no Fantástico, “Crônicas de Lisboa”, do André Luiz Azevedo e Wanderlei Servonquini (para o Jornal Hoje), além de reportagens do Mais Você da Ana Maria Braga; reportagens no Globo Rural; matérias sobre Lisboa no Altas Horas do Serginho Groissman; da novela Sabor da Paixão; de coberturas jornalísticas dos seus correspondentes em Portugal Pedro Bassan e o mesmo André Luiz Azevedo e revelou que a novela das seis “Tempo de Amar” teve na sua estréia, a melhor audiência dos últimos nove anos no horário (em primeiros capítulos). “Graças a Portugal já começou com pé quente”, disse Vieira de Mello referindo que “Portugal é nossa origem, de que tanto nos ensinou e nos ensina ainda”.

O executivo da Globo ainda fez referências ao empenho conjunto de brasileiros e portugueses, especialmente citando a Rede Globo nos esforços para a recuperação do Museu da Língua Portuguesa, destruído recentemente por um incêndio. Finalizando com a frase que muito se fala hoje no Brasil, “Portugal está na moda, mas na tela da Globo, Portugal nunca saiu de moda, sempre esteve na moda”.

Nesta noite também se comemorava o “Dia Mundial do Turismo”. Havendo nesta solenidade presenças de representantes do setor, como do presidente da Embratur, do secretário de Turismo do Centro de Portugal, como também do Alentejo, e ainda uma missão empresarial portuguesa do setor que esteve representando a oferta turística de Portugal na Feira de Turismo na ABAV.

A noite de homenagem foi encerrada com um show de música brasileira e portuguesa com a cantora brasileira Larissa Lima, uma apaixonada pelo fado e que estava prestes a fazer uma turnê por Portugal.

Fonte: Mundo Lusíada



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/05/2018
Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Carminho dão concertos grátis nas Festas de Lisboa
22/05/2018
Coprodução Brasil-Portugal com temática indígena é premiada em Cannes
22/05/2018
Vinhos de Portugal terá recorde de produtores
22/05/2018
Ministro da Cultura felicita representantes do cinema português no Festival de Cannes
21/05/2018
Português Bordalo II entrega escultura à cidade de São Paulo
18/05/2018
Ao terceiro ano, “Junho, Mês de Portugal” inova e traz ‘workshop’ de cinema por Catarina Mourão