home > notícias

MUNDO

23/10/2017

Igreja: Padres missionários em Portugal

Semanário digital ECCLESIA apresenta várias histórias de Missão.

Lisboa, 20 out 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica está a viver o mês missionário e Portugal não é só ponto de partida de sacerdotes, religiosos e leigos para a missão mas também país que recebes sacerdotes como os que a Agência ECCLESIA foi ouvir.

O padre Jan Pietrus trocou há alguns anos o polaco pelo português e está há um ano na Paróquia de Carcavelos, no Patriarcado de Lisboa.

Depois de 13 anos no Brasil, seis à frente de Odivelas e dois anos a estudar em Itália o sacerdote revela que hoje sente-se estrangeiro em Varsóvia, a sua terra natal de partiu um ano após a sua ordenação (1991) enquanto padre palotino.

Em Carcavelos o sacerdote polaco é conhecido como padre João Pedro.

Já o sacerdote indiano Samuel Pulickal a primeira vez que ouviu falar de Portugal foi nos livros de história em Cochim, onde nasceu.

Ainda seminarista foi desafiado a estudar em Portugal, a terra de onde navegou Vasco da Gama há 5 séculos, dando cumprimento a um desejo do anterior cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do seu bispo, em Cochim.

A Agência ECCLESIA entrevistou também o padre Miguel Hernandez que está em Portugal há 20 anos e é onde já se sente em casa que se descobriu enquanto sacerdote porque um mês depois da sua ordenação já estava por Lisboa.

Aos 45 anos integra a comunidade dos Agostinhos que no Patriarcado de Lisboa são responsáveis pelas Paróquias de Santa Iria da Azoia e São Domingos de Rana.

Da cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, até ao bairro da Cova da Moura, na periferia de Lisboa, o padre Christopher James Hogg passou pelos morros brasileiros onde viveu durante 16 anos.

Segundo o missionário Redentorista o importante na vida “é subir” o bairro da Cova da Moura, sentar em casa da dona Maria e beber o seu café ou provar a cachupa da dona Iolanda, uma das formas de levar o Evangelho a todos

O dossier da mais recente edição do Semanário ECCLESIA é dedicado às missões e apresenta várias histórias como a dos padres missionários em Portugal.

Fonte: Agência Ecclesia



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Pelos labirintos de Fernando Pessoa
17/07/2018
Prêmio da Música Brasileira divulga lista dos indicados deste ano
17/07/2018
Isabel Minhós Martins é finalista de prémio literário norte-americano
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos