home > notícias

ASSOCIADOS

01/11/2017

MadeiraShopping abre segundo concurso para empreendedores [Sonae Sierra]

Até 15 de Dezembro está aberto concurso para empreendedores que poderão testar as suas ideias de negócio de retalho no MadeiraShopping, no Funchal, ou num dos 16 centros comerciais Sonae Sierra aderentes em Portugal, através da segunda edição do concurso Rising Store.

Serão seleccionados até oito projectos vencedores que irão beneficiar da oferta de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais e a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.

As candidaturas decorrem desde 15 de Outubro e terminam a 15 de Dezembro, com os vencedores a serem anunciados em Fevereiro de 2018 e a abertura das lojas ou espaços comerciais a acontecer até 9 meses após o anúncio dos vencedores.

Este projecto de apoio ao empreendedorismo surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra, mais concretamente de uma das áreas de enfoque – Future Fit Retail - cujo objectivo se centra na antecipação de tendências futuras no sector do retalho, na criação de novos conceitos, na inovação orientada para a sustentabilidade (SOI – Sustainability Orientated Innovation) e noutros temas relevantes no domínio da inovação sustentável. A Empresa pretende assumir um papel activo na colaboração com lojistas atuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo que empreendedores individuais, pequenas empresas, startups ou projectos de retalho de âmbito local, se desenvolvam em circunstâncias exclusivas.

A iniciativa conta com o apoio institucional da ANJE e o objetivo é apurar oito projectos vencedores que irão ser testados numa loja ou num quiosque. A Sonae Sierra conta ainda com o apoio da agência Young & Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank, entre outros representantes que integram o júri, para seleccionar as melhores ideias e dar apoio no desenvolvimento do Plano de Negócio do projecto, nomeadamente, nas áreas de Marketing, Comercial e Financeira.

Nesta edição vão ser valorizados os novos conceitos de retalho que promovam junto dos visitantes mudanças comportamentais positivas e que incentivem a adopção de um estilo de vida mais sustentável. Assim, caso um dos projectos vencedores contemple uma oferta de produtos ou serviços acessíveis ao consumidor, caracterizados pela sua vertente ecológica e de bem-estar pessoal, assentes em requisitos como a transparência, preocupação com o meio ambiente (através da poupança de recursos e da sua utilização de forma racional) e preocupação social (através do apoio a empresas e comunidades locais) poderá beneficiar, adicionalmente ao prémio, da oferta da campanha de comunicação de abertura do espaço.

Na primeira edição do concurso Rising Store, a Sonae Sierra recebeu um total de 110 candidaturas, das quais elegeu cinco projectos vencedores. Destes, três mantêm actualmente, de forma permanente, o seu espaço nos centros comerciais ArrábidaShopping, Centro Colombo e GaiaShopping e um outro num formato mais sazonal.

O sucesso da primeira edição em Portugal levou a empresa a alargar este ano o âmbito da iniciativa para Espanha, lançando assim o desafio aos empreendedores que pretendam uma oportunidade num dos centros comerciais aderentes deste país.

Regulamento do concurso:

Os candidatos ao Rising Store podem apresentar-se de forma individual ou coletiva.

As candidaturas deverão ser submetidas eletronicamente através do preenchimento do formulário disponível no site www.risingstore.pt entre 15 de outubro e 15 de dezembro. Em caso de empate será dada preferência a licenciados há menos de três anos, ou com idade inferior a 35 anos ou em situação de desemprego.

O júri analisará as candidaturas recebidas com base no caráter inovador e originalidade da ideia, na sua relevância estratégica para integrar a oferta comercial dos Centros da Sonae Sierra, na aplicabilidade do projeto, no seu potencial de negócio e qualidade da apresentação.

Em fevereiro, serão anunciados os vencedores, seguindo-se a fase de incubação dos projetos com vista à abertura das lojas ou espaços comerciais a partir de março de 2018.

O AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, Estação Viana, GaiaShopping, GuimarãeShopping, LeiriaShopping, LoureShopping, MadeiraShopinng, MaiaShopping, NorteShopping, Parque Atlântico, ViaCatarina e o 8ª Avenida serão os Centros disponíveis para acolher os projectos vencedores.

O júri do concurso é composto por representantes da Sonae Sierra das áreas de Gestão de Ativos, Gestão e Comercialização de Centros Comerciais e da área de Marketing e Inovação, um representante da Young & Rubicam, do INV, da ANJE e o Produtor Executivo do Programa Shark Tank.

Fonte: DNotícias.PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]