home > notícias

ASSOCIADOS

09/01/2018

Indra cresce 50% no setor energético brasileiro em 2017 [Indra]

A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, consolida-se como aliado tecnológico-chave para a modernização e aprimoramento do setor energético brasileiro após ver o número de seus contratos com o setor subirem mais de 50% no último ano fiscal. Com uma vasta gama de soluções próprias voltadas para o setor, entre gerenciamento de infraestruturas de TI, consultoria tecnológica em processos de BPO e o gerenciamento do maior Service Desk do país, a empresa, que já figurava entre as principais referências deste setor no Brasil, expandiu seus negócios nos últimos 12 meses, impulsionando mais de 40 empresas do setor energético nacional a otimizarem suas operações e atingirem melhores índices de eficiência. Ao mesmo tempo, ela coloca à disposição de seus clientes sua larga experiência na prestação de serviços especializados que permitem reduzir seus custos e aumentarem sua performance, externalizando de maneira estratégica e eficiente seus processos e suas atividades não-fim, de modo a focarem cada vez mais e melhor em seu core business.

Com mais de 20 anos dedicados a acompanhar o mercado energético brasileiro, a Indra compreende a complexa problemática que vive o setor energético nacional e tem atuado para dar uma resposta contundente às novas exigências do mercado. Neste sentido, estabeleceu em Campinas (São Paulo), um centro de excelência em tecnologias energéticas, o qual atua em cooperação com equipes internacionais da Indra para o desenvolvimento de avançadas soluções, algumas das quais exportadas a países da América Latina, África e Europa.

Neste âmbito, destacamos o InGRID – uma solução de vanguarda que permite às companhias do setor de energia gerenciar de forma inteligente, eficaz e ambientalmente sustentável a operação e manutenção de suas redes de distribuição. O InGRID oferece um modelo de controle e gestão das redes elétricas que incorpora o conceito das Smart Grids aos processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação. Ele ainda inclui uma plataforma inovadora baseada em uma arquitetura IoT (Internet of Things) que permite oferecer novos serviços aos clientes, como plataforma para gestão de eficiência energética, para grandes clientes e residências, unificando a eficiência energética e aproximando-a do conceito de Smart Homes.

Outro destaque do centro de excelência de Campinas é o InGRID BDGD, parte da suíte InGRID, concebida para apoiar as distribuidoras no cumprimento do PRODIST (Procedimentos de Distribuição) da ANEEL, frente a necessidade de, em 2018, enviarem além de os ativos cadastrados no GIS, também dados regulatórios de operação e recursos humanos. Observando este cenário, a Indra antecipou a customização de sua solução, dando origem ao InGRID BDGD, que atende ao novo modelo, incluindo funcionalidades de grande relevância na qualidade de entrega, todas de acordo com o grande volume de novas informações requisitado pela agência.

Igualmente desenvolvida por especialistas brasileiros, o InGRID Messenger é a tecnologia que possibilita a redução do consumo de dados, aumenta a disponibilidade das equipes de campo e melhora a rastreabilidade das comunicações. O sistema contempla a melhoria da comunicação entre o operador, que fica baseado no Centro de Controle, e o eletricista que está em campo. Implantado em grandes distribuidoras do país, o sistema evolui a comunicação de voz baseada no sistema Push To Talk (PTT), que utiliza conexão 3G e satélite, a uma comunicação feita via dados, por meio de um aplicativo de chat, permitindo uma redução do consumo de até 60% dos dados.

Serviços especializados para impulsionar eficiência das operações

Oferecendo um modelo diferenciado para a externalização de processos de negócio baseado em um gerenciamento flexível e global, os processos geridos pela Indra combinam especialização setorial e capacidade tecnológica para a prestação de serviços de BPO (Business Process Outsourcing) nos mais diversos mercados.

A operação do maior Service Desk do Brasil e BPO de transformação

Tendo entre seus clientes o maior grupo energético da América Latina e um dos cinco primeiros no âmbito mundial, a Indra é responsável há mais de 8 anos por nada menos do que o maior Service Desk do país, localizado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Mais recentemente, a Indra expandiu seus contratos para a prestação de serviços de implantação e sustentação do ERP da SAP para gestão de toda a cadeia produtiva e comercial da empresa. O objetivo é incrementar a eficiência nas operações e reduzir os custos mediante a implantação de um modelo de gestão TI estandarizado e integrado.

Em julho deste ano, a Indra fechou contrato para o gerenciamento dos serviços administrativos nos campos de infraestruturas e de redes, bem como na área de recursos humanos de uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, onde os projetos realizados pela Indra através das suas soluções de BPO passaram a permitir a automação de processos e controle de fluxos de trabalho. O iGlobal, ferramenta de robotização de processos (RPA), otimiza as tarefas repetitivas de back-office empregando automação, de forma não intrusiva nos sistemas das companhias. Já o M4P permite controlar os fluxos de trabalho, facilitando a distribuição de tarefas entre os colaboradores e emitindo relatórios exatos sobre o status das operações e da produção realizada e ainda em aberto.

Gerindo os sistemas tecnológicos da indústria de saneamento

Umas das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida, confia desde 2012 a gerência da Indra para seus serviços de manutenção, suporte e gestão do ambiente tecnológico corporativo da empresa. A Indra também renovou o contrato, que prevê a gestão do sistema técnico e operacional do cliente, o qual impacta diretamente os serviços prestados pela companhia de saneamento à população.

Sob os serviços de outsourcing, mais de 30 profissionais da Indra operam os sistemas legados (corporativos e operacionais) para que haja controle dos processos internos e maior produtividade de áreas como financeiro, jurídico, TI, comercial, entre outros. A Indra também é responsável pelo sistema técnico operacional, a qual está 100% direcionada à operação em campo no que diz respeito ao GIS (Sistema de Informação Geográfica) e de comunicações em rede.

“A Indra tem como estratégia manter seus clientes atualizados com as mais avançadas tecnologias, desenvolvidas a partir do conhecimento e experiência adquiridos em seus mais de 20 anos de estudos dedicados ao mercado energético – inclusive o Brasil, com o centro de excelência que mantemos em Campinas”, explica Marcelo Bernardino, diretor de Energia e Industria da Indra no Brasil. “Assim, temos condições de sempre apresentar novas soluções para apoiar nossos clientes em seus processos de modernização tecnológica”, conclui.

Soluções para Energia e Utilities em mais de 140 companhias de 45 países

As soluções para Energia e Utilities da Indra foram implantadas em mais de 140 companhias de eletricidade, água, petróleo e gás de mais de 45 países. Atualmente, mais de 100 milhões de clientes em nível mundial são gerenciados utilizando os sistemas desenvolvidos pela multinacional de consultoria e tecnologia.

Além dos mais de 50 clientes que a companhia possui no setor de energia e utilities brasileiro, na América Latina soma ainda outras importantes referências, como é o caso da ENEE (Honduras), EDENORTE e EDESUR (República Dominicana), EDH (Haiti), EPSA (Colômbia), ANDE (Paraguai), OSE (Uruguai), ENERGUATE (Guatemala), ELECTRODUNAS (Peru), AyA (Costa Rica) ou Aguas de Monterrey (México).

Estes projetos são as referências mais recentes do importante posicionamento que ostenta a companhia na implantação de soluções próprias para o setor de utilities em âmbito global. Seu forte compromisso com a evolução tecnológica, a grande escalabilidade de suas soluções e sua capacidade para enfrentar implantações em grandes corporações são alguns de seus diferenciais.

Fonte: Setor Energético



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/07/2018
Conforto, luxo e localização [JLL Portugal]
16/07/2018
Como se planejar para compra de moeda [Business Portugal]
16/07/2018
Delta Cafés com gestão florestal responsável [Delta Cafés]
16/07/2018
TAP lança TAP Flight Pass com descontos para clientes frequentes [TAP]
16/07/2018
Como estender o visto de turista em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
16/07/2018
Vamos para o ajuste? [Reliance]