home > notícias

MUNDO

11/01/2018

Universidade de Coimbra cria cátedra de Jurisprudência brasileira

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciaram hoje (10) a criação de uma cátedra de Jurisprudência brasileira. Atualmente, mais de 700 estudantes brasileiros frequentam cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em Coimbra.

A nova cátedra, que resulta de um protocolo estabelecido com a Ordem dos Advogados do Brasil, vai ser lecionada no próximo semestre no âmbito do Curso de Jurisprudência da Faculdade de Direito, que decorrerá na Casa da Jurisprudência-Colégio da Trindade.

Aprofundar a cooperação académica e científica na área do direito entre a Universidade de Coimbra e a Ordem dos Advogados do Brasil, desenvolver o estudo do sistema jurídico brasileiro e o seu confronto com o sistema jurídico português, bem como proporcionar aos auditores do Curso de Jurisprudência um contato com a praxis jurídica do Brasil, são os objetivos da nova cátedra, de acordo com nota divulgada nesta quarta-feira pela universidade portuguesa.

A criação da cátedra é “um motivo de muita honra mas acima de tudo a certeza de que teremos, a partir dessa cátedra, uma interação maior com a Universidade de Coimbra e com o próprio direito português”, disse o presidente da OAB, Cláudio Lamachia.

Já o vice-reitor da Universidade de Coimbra para a internacionalização, Joaquim Ramos de Carvalho, enfatizou que o acordo  “permitirá aos estudantes de direito da Universidade de Coimbra, e à comunidade jurídica portuguesa em geral, acesso à experiência e saber de advogados e pesquisadores brasileiros de grande prestígio, correspondendo ao interesse crescente em Coimbra pelo estudo do sistema jurídico brasileiro e o seu confronto com o sistema jurídico português”.

A nova cátedra procura também dar resposta ao elevado número de estudantes brasileiros, mais de 700,  que frequentam a universidade, em cursos de licenciatura, mestrado e doutorado.

“Atendendo ao fato de inúmeros estudantes oriundos do Brasil cumprirem integralmente a licenciatura em Coimbra, esta cátedra visa satisfazer a necessidade premente de os futuros juristas brasileiros beneficiarem também de um contato assíduo com a prática jurisprudencial brasileira nos diversos ramos do direito”, disse o professor Rui de Figueiredo Marcos, diretor da faculdade.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/04/2018
Dupla distinção para Luísa e Salvador Sobral [Portugal]
24/04/2018
Portugal é o 9º maior exportador mundial de vinho
20/04/2018
Portugal vai ter este ano 640 praias aprovadas para banhos, mais 99 face a 2017
20/04/2018
Vinte escritores de língua portuguesa no VIII encontro na cidade da Praia
20/04/2018
Dias da música podem ser os últimos da Orquestra de Câmara Portuguesa e dos seus projetos
19/04/2018
Portugal entre os países com mais liberdade do mundo