home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

07/02/2018

Portugal quer estar entre os líderes da indústria digital - Ministro da Economia

Mafra, Lisboa, 07 jan (Lusa)- Portugal quer estar entre os líderes da indústria da digitalização, disse hoje o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na abertura da XII Encontro Cotec Europa, que se realiza em Mafra.

"O caminho de Portugal nesta indústria 4.0 é o de estar ao lado dos países líderes e de usar a enorme capacidade da nossa indústria, dos nossos jovens e das nossas empresas de 'software' para estar à frente e liderar e não seguir atrás", afirmou Manuel Caldeira Cabral.

Para o governante, o país tem de aliar a flexibilidade e a qualidade das indústrias portuguesas à capacidade de resposta das empresas informáticas.

O ministro da Economia afirmou que, apesar de um dos efeitos da digitalização ter sido a "saída de empregos para fora da Europa", em Portugal "estamos a ver o emprego voltar a crescer porque as empresas estão a conseguir fazer o que é importante nesta nova revolução industrial, serem mais flexíveis, mais rápidas e capazes de produzir produtos de alta qualidade em tempos e séries curtas".

Manuel Caldeira Cabral deu o exemplo do desenvolvimento operado no setor das energias renováveis, em que "é competitivo produzir em Portugal" ao nível da energia solar "porque a tecnologia mudou".

"Ajude-nos a Europa com uma política de valorização das energias renováveis e a fazer as interligações a Marrocos, a França e ao resto da Europa", apontou.

A COTEC Europa reúne-se uma vez por ano rotativamente nos três países COTEC: Portugal, Espanha e Itália.

Este ano reúne-se em Portugal, mais concretamente no convento de Mafra, "por se considerar um local adequado e que também simboliza épocas passadas em que os nossos países tiveram a preponderância e um peso importante no desenvolvimento do mundo e até na inovação, em termos que são muito caros à COTEC", referiu.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente italiano, Sergio Mattarella, e o rei espanhol, Felipe VI, marcam presença neste evento.

A União Europeia vai estar representada através do comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas.

A primeira COTEC foi fundada em Espanha, em 1990, por iniciativa do então rei Juan Carlos, e nove anos depois, em 2001, surgiu a sua congénere italiana.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio.

A COTEC Europa foi fundada em 2003, com a adesão da COTEC Portugal ao grupo já formado por Espanha e Itália.

Fonte: Diário de Notícias



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/02/2018
Projetos de internacionalização portugueses receberam 180 ME até início do ano - Governo
16/02/2018
Dormidas aumentaram 14,52% no Centro de Portugal em 2017
15/02/2018
Preço das casas em Portugal mais próximo dos níveis antes da crise - Estudo
14/02/2018
Portugal quer arrecadar até 1.250 ME na primeira emissão de longo prazo do ano
14/02/2018
Portugal leva a Milão uma indústria de pele e marroquinaria "renascida"
14/02/2018
Economia terá crescido 2,7% em 2017 e tem subida mais alta desde 2000