home > notícias

MUNDO

06/03/2018

No dia do Contador de História, Embaixada de Portugal recebe programação especial

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Contador de Histórias, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Associação Amigos das Histórias promovem, em Brasília, a mais uma edição do Sarau Literário.

A sessão de abertura da 8ª Edição do Dia Internacional do Contador de Histórias está prevista para o dia 14 de março, às 19h, no auditório do Camões I.P., na Embaixada de Portugal em Brasília, com a apresentação do espetáculo “Dois Josés… Do Brasil à Lisboa. Um grande encontro: Antônio Torrado e Fernando Pessoa”.

A programação de 2018 recebeu o título de “Romaria das Histórias”. O projeto irá percorrer quatro estados brasileiros e pretende homenagear poetas e contadores de histórias em língua portuguesa. O evento irá promover ainda debates com o objetivo de valorizar e fortalecer a esta atividade artística.

O espetáculo “Dois Josés… Do Brasil à Lisboa. Um grande encontro Antônio Torrado e Fernando Pessoa”, aproxima de forma interativa e lúdica autores de dois países de Língua Portuguesa, intercalando poemas com canções e valorizando as suas raízes, riquezas e tradições orais.

A contadora de histórias de Minas Gerais, Lucrécia Leite durante a narração enfatiza e costura as semelhanças e as diferenças entre o Brasil e Portugal, dando exemplos por meio da Literatura das diferenças entre o português falado em ambos os países.

Lucrécia Leite é educadora narradora de histórias desde 2009. Iniciou seu ofício na Livraria Leitura em Belo Horizonte/MG.

A essência de seu trabalho é baseada em contos literários, permeando também na poesia cantada, tendo principalmente a musicalidade como grande diferencial em suas apresentações.

Parlendas, trava-línguas, quadrinhas, adivinhas do folclore brasileiro, e também da literatura Portuguesa para crianças, fazem parte do seu repertório.

Neste período, Lucrécia já participou de diversas Bienais, Feiras Literárias, Encontros, Simpósios e faz parte da Rede Internacional de Contadores de Histórias/RED, e do Círculo de Narradores Orales Latino Americanos./CIRNAOLA.

Em Brasília pela Associação amigos das Histórias já recebeu homenagem no Dia Internacional do Contador de Histórias e pode no congresso Nacional Contar histórias no plenário Ulisses Guimarães.

Fonte: Mundo Lusiada



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal