home > notícias

MUNDO

13/03/2018

Alunos de universidade canadiana pela primeira vez em curso de verão em Portugal

A Universidade de Toronto, vai, pela primeira vez, levar alunos a Portugal através do programa 'Summer Abroad', uma "oportunidade única para os estudantes contactarem com a cultura e história de Portugal", disse hoje à Lusa fonte da instituição.

"Este programa proporciona uma oportunidade única para os alunos contactarem, 'in loco', com a arte, a cultura e a história de Portugal e realizarem um curso de língua portuguesa. E, naturalmente, não temos quaisquer dúvidas sobre a real importância desta experiência internacional no percurso de aprendizagem dos estudantes", afirmou Anabela Rato.

Na opinião da docente da Universidade de Toronto "não poderá haver uma melhor forma de aprender uma língua do que no próprio país em que a mesma é falada, em permanente interação com os seus falantes e rodeados de uma cultura e história riquíssimas". 

O curso tem a duração de quatro semanas - de 1 a 28 de julho - e decorrerá no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

"Será, como a própria duração do curso já o indica, uma oportunidade excelente para que os nossos estudantes aprendam ou aprofundem os seus conhecimentos em português", enalteceu Anabela Rato. 

Ao completarem o curso de verão, ser-lhes-á atribuído o mesmo número de créditos equivalente a um curso anual realizado na Universidade de Toronto.

Além disso, poderão "observar e experienciar" muito daquilo que aprenderam em contexto de sala de aula sobre a arte, a cultura, a história, a religião, a política e a economia portuguesas.

A adesão dos alunos superou as "melhores expetativas", o que orgulha as responsáveis da Universidade de Toronto, pois o curso de verão "é oferecido pela primeira vez". 

"De facto, tal só prova que o empenho colocado recompensou; afinal, tratou-se ainda de um processo que exigiu diferentes fases, até que pudesse ser uma realidade; mas estávamos mesmo convictas de que seria uma oportunidade muito enriquecedora para os alunos e esta adesão significativa só mostra que os discentes reconheceram a sua importância", concluiu. 

Os cerca de 30 estudantes que se candidataram ao programa 'Summer Abroad' são de diferentes nacionalidades, desde "alunos com laços familiares lusófonos", passando por "discentes sem qualquer ligação prévia ao português", disse.

O programa de português, que inclui 'specialist, major e minor', já existe na Universidade de Toronto desde o ano académico de 1947-48. Atualmente, frequentam o programa de português 161 alunos.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/11/2018
Livro relembra cenário musical brasileiro entre 1976 e 1985
18/11/2018
Pessoa Festival quer levar mais autores de língua portuguesa aos EUA
18/11/2018
Brasileiro com ELA cria aplicativo para pessoas com distúrbios na fala
18/11/2018
Live Electric Tours é a primeira startup portuguesa a receber o prémio Startup Europe Awards
18/11/2018
Fado e viola campaniça representam Portugal em festival na China
18/11/2018
Sérgio Godinho atua em fevereiro nos Coliseus de Lisboa e do Porto