home > notícias

ASSOCIADOS

20/03/2018

A festa maior do cavalo Lusitano no Brasil [ABPSL]

Exposição de animais, provas funcionais, disputas internacionais, fóruns e o leilão mais esperado de 2018 são algumas das atrações do Puro Sangue Lusitano no Centro Hípico de Tatuí e na Coudelaria do Castanheiro, em Tatuí (SP), entre 27 e 29 de abril

 

Com promoção e organização da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), a Expo Internacional do Cavalo Lusitano, realizada anualmente, é uma vitrine da qualidade do plantel nacional desta raça presente no país desde a colonização, e criada oficialmente a partir da década de 1970. A criteriosa seleção genética e funcional do plantel brasileiro é referência mundial, e é durante a Expo Internacional, este ano em 37ª edição, o resultado deste criterioso trabalho pode ser conferido pelo público.

 

Considerada a mais importante mostra do cavalo Lusitano nas Américas, a XXXVII Exposição Internacional do PSL volta a ser realizada conjuntamente a outra atração hípica, a 3ª edição do IRDM – International Riding & Dressage Meeting. Os dois eventos terão como palco o Centro Hípico de Tatuí e são abertos ao público. Também faz parte das atrações o 17º Leilão Internacional Luso Brasileiro, restrito a convidados, e que será realizado na Coudelaria do Castanheiro, propriedade de nossa conselheira Clélia Araújo Pinto.

 

Os três eventos em um reúnem criadores, proprietários, profissionais do cavalo e cavaleiros de diferentes regiões do Brasil e do exterior, além de atrair empresários de diversos segmentos, produtores rurais e admiradores do cavalo Puro Sangue Lusitano.

 

Juntos, a Expo Internacional do Cavalo Lusitano e o IRDM promovem um misto de atrações que inclui Concursos de Morfologia – Modelo e Andamentos, competições funcionais de Adestramento, Atrelagem, Equitação de Trabalho e Salto.

No Concurso de Morfologia – Modelo e Andamentos, os melhores representantes da raça, divididos por sexo e categoria de idade, são avaliados por juízes nacionais e internacionais.

 

No Adestramento serão realizadas competições de caráter nacional como a II Etapa da Copa ABPSL e um Concurso de Adestramento Nacional (CAN) organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e, em especial, um Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) na programação do IRDM/CBH e Federação Equestre Internacional (FEI), válido como qualificativa para formação da equipe brasileira para os Jogos Equestres Mundiais de Tryon 2018, nos Estados Unidos. O Adestramento também contará com um fórum internacional com palestras de três experts em cavalo atleta: o alemão Peter Holler, juiz FEI 5*, Marco Pestana, ferrador de Portugal, e a veterinária brasileira Maria Santina Moral.

 

Na Equitação de Trabalho, o “Desafio Internacional” conta com competidores dos Estados Unidos, México, Portugal e Brasil. Esporte de origem européia e introduzido no Brasil pelo cavalo Lusitano, a Equitação de Trabalho é um simulacro de situações encontradas pelo cavalo na lida do campo.

 

A Atrelagem Esportiva,outra modalidade onde o cavalo Lusitano se destaca, serão realizados dois os desafios: a I Etapa do Ranking Brasileiro de Atrelagem Cones (Maneabilidade), disputa promovida pela CBH e aberta a todas as raças; e o inédito Derby do Cavalo Lusitano, também na pista de Cones/Maneabilidade. Durante a programação serão homenageados os cavalos Lusitanos classificados no Ranking da CBH em 2016 e 2017, e os condutores brasileiros que montando animais da raça competiram na tradicional Feira de Golegã, em Portugal, no ano passado.

 

Outra atração funcional é a II Etapa da Copa ABPSL de Salto, o mais popular entre os esportes hípicos e onde o cavalo Lusitano, por sua montabilidade e mansidão, é a montaria ideal para quem está se iniciando e para quem compete em provas com obstáculos até 1.30m

 

Durante a Exposição também acontece a “Aprovação de garanhões”, momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução.

 

E para quem quer comprar cavalos Lusitanos a oportunidade está no XVII Leilão Internacional Luso Brasileiro que acontece no sábado, 28 de abril, às 17h00, no belo picadeiro da Coudelaria do Castanheiro, 500 metros distante do palco da Expo/IRDM e também propriedade da criadora Clélia Araújo Pinto, convidada especial como vendedora de Victor Oliva e João Victor Marcari Oliva (Coudelaria Ilha Verde), idealizadores do leilão, que voltam a contar com outro convidado, Manuel Tavares de Almeida Filho, da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP). Referência mundial em comercialização do cavalo Lusitano, o leilão disponibilizará para o mercado animais montados e prontos para competições, como Adestramento, Equitação de Trabalho e Salto, além de matrizes e animais jovens que representam o que existe de excelência na seleção da raça.

 

Eventos sociais como shows musicais e exposição de obras de arte também fazem parte do evento maior do cavalo Puro sangue Lusitano nas Américas.

 

Confira no link, alguns dos momentos da Expo Internacional do Cavalo Lusitano/IRDM e Leilão Luso Brasileiro:

https://www.youtube.com/watch?v=kmm745DL4C8

 

**

SAIBA MAIS:

 

ABPSL

(11) 3729-4439

WWW.associacaolusitano.com.br

https://www.facebook.com/ABPSL/?ref=bookmarks

abpsl@associacaolusitano.com.br

 

CENTRO HÍPICO DE TATUÍ

Rodovia. Senador Laurindo Dias Minhoto, km 24, no trevo do Ceagesp, entre no acesso pela marginal a direita, em Tatuí (SP).

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/05/2018
E-Social – Sua empresa está preparada? [Master Consultores]
18/05/2018
Tivoli Hotels & Resorts estará no Casar 2018 [Tivoli Mofarrej]
17/05/2018
Advogados do Opice Blum são convidados pelo MIT para integrar júri [Opice Blum Advogados]
15/05/2018
Quais são as profissões que estão em falta em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
15/05/2018
EY mostra tendência estratégica para competir em ambiente de rápida evolução da tecnologia [Ernst & Young]
15/05/2018
Avanços na área da memória dentro do cérebro [F&F Ensino & Pesquisa]