home > notícias

ASSOCIADOS

03/04/2018

Os desafios esportivos na Expo do cavalo Lusitano [ABPSL]

Consolidada como a mais importante mostra da raça no continente americano, a Exposição Internacional do Cavalo Lusitano, este ano em 37ª edição, tem em sua programação competições que revelam toda a versatilidade e funcionalidade deste monumento vivo, ancestral, patrimônio cultural, artístico e de excelência de Portugal.

Durante o evento, que acontece entre 26 e 29 de abril no Centro Hípico de Tatuí, em Tatuí, interior paulista, quatro esportes estarão em pista: Adestramento, Atrelagem, Equitação de Trabalho e Salto.

O Adestramento (Dressage) é a modalidade com mais desafios. Serão quatro competições: Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), Concurso de Adestramento Nacional (CAN), Campeonato Paulista – organizado pela Federação Paulista de Hipismo (FPH) em parceria com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), entidade que também promove a II etapa de sua Copa exclusiva para a raça. O CDI3* e CAN fazem parte da programação do 3º IRDM – International  Riding & Dressage Meeting e contam com organização da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O CDI3*, que leva chancela da FEI – Federação Equestre Internacional – será válido como qualificativa para formação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais de Tryon 2018, nos Estados Unidos, em setembro.

A Equitação de Trabalho, esporte introduzido no país pelo cavalo Lusitano no início da década de 2000, chega com inovações e promove durante a Expo um “Desafio Internacional”  com participação de competidores do Brasil, Estados Unidos, México e Portugal.

Na Atrelagem – esporte com cavalos atrelados a troles e carruagens - serão duas atrações: a I Etapa do Ranking Brasileiro de Atrelagem Cones (Maneabilidade), promovido pela CBH, e o inédito Derby do Cavalo Lusitano. Conduzindo um, dois ou quatro cavalos, os competidores terão que vencer um percurso cheio de obstáculos. No Derby, com pista idêntica, a adrenalina fica por conta do cronômetro. É espetáculo garantido.

No Salto, o mais conhecido dos esportes hípicos, a Expo será palco da II Etapa da Copa ABPSL Na pista, amazonas e cavaleiros terão que transpor obstáculos que variam de 1,10m a 1,30m de altura com diferentes níveis 

de dificuldade. Os competidores estarão divididos em duas categorias: InfantoJuvenil (até 16 anos) e Aberta, a partir desta idade.

 

Aberta ao público, a XXXVII Exposição Internacional tem promoção e organização da ABPSL e conta com apoio da Câmara Portuguesa. Confira a programação completa do evento e venha fazer parte desta festa.

 

 

**

 

Fotos/legendas

 

Adestramento: a mais clássica das modalidades hípicas olímpicas contará com provas internacionais, nacionais, estaduais e exclusivas da raça (Foto: Ambar Dressage)

 

Equitação de Trabalho: mundialmente predominado pelo cavalo Lusitano, o esporte promoverá um desafio internacional durante a Expo Internacional da raça (Foto: Tupa Vídeo/Cedida)

Atrelagem: elegância e tradição se misturam neste esporte que é disputado com um, dois e quatro cavalos (Foto: Heleno Clemente/Trote & Galope)

Salto: na mais conhecida modalidade hípica, o cavalo Lusitano ganhou ranking próprio em 2018 (Foto: Tupa/Divulgação)

**

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/05/2018
E-Social – Sua empresa está preparada? [Master Consultores]
18/05/2018
Tivoli Hotels & Resorts estará no Casar 2018 [Tivoli Mofarrej]
17/05/2018
Advogados do Opice Blum são convidados pelo MIT para integrar júri [Opice Blum Advogados]
15/05/2018
Quais são as profissões que estão em falta em Portugal? [Nacionalidade Portuguesa]
15/05/2018
EY mostra tendência estratégica para competir em ambiente de rápida evolução da tecnologia [Ernst & Young]
15/05/2018
Avanços na área da memória dentro do cérebro [F&F Ensino & Pesquisa]