home > notícias

MUNDO

04/04/2018

Carlinhos Brown vai receber título de embaixador ibero-americano da Cultura

Carlinhos Brown vai receber título de embaixador ibero-americano da Cultura. Entrega será feita em cerimônia no dia 11 de abril.

Artista é o primeiro cantor brasileiro a ser agraciado com o título.

Carlinhos Brown será o primeiro músico brasileiro a receber o título de embaixador ibero-americano da Cultura. “A nomeação é a primeira para um artista afrodescendente e brasileiro”, disse em nota a secretária geral ibero-americana, Rebeca Grynspan. A cerimônia acontece no próximo dia 11, às 12h30, no Candyall Guetho Square, em Salvador, na Bahia.

Rebeca, que virá ao Brasil especialmente para a ocasião, e Brown darão uma entrevista coletiva na qual será oficializada nomeação, e posteriormente os dois visitarão o bairro Candeal, onde o músico nasceu e desenvolve vários projetos de integração social através da cultura.

Em Candeal, a costa-riquenha conhecerá a Escola Municipal Infantil Virgem de la Almudena, financiada pela Agência Espanhola de Cooperação, além de uma parte do bairro conhecida como Zé Botinha, construída através do programa de inclusão Tá Rebocado, e a escola de música Pracatum, entre outros lugares.

A secretária também assistirá a várias apresentações musicais de grupos como Lactomia, Filhos de Gandhy, Banda Didá, Bateria de Rua do Candeal, Timbalada e Electrotimba, informa a nota divulgada à imprensa.

De acordo com Rebeca, a nomeação pretende “dar visibilidade a tudo o que Carlinhos Brown representa”. “A importância da valorização da cultura afro-brasileira, o uso da cultura como instrumento de transformação social, a promoção da língua portuguesa na Ibero-América e o compromisso com a juventude ibero-americana”, acrescentou a secretária geral.

Com a nomeação, Brown passa a dividir a função com o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, autor da única canção em espanhol, “Al Otro Lado del Río”, a conquistar o Oscar de melhor canção original, e pela escritora brasileira Nélida Piñon. Drexler, que recebeu o título em 2016, está em uma das faixas do último álbum lançado pelo baiano chamado “Semelhantes”.

O título é concedido pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), organização internacional criada em 2005 reunindo 22 países de línguas portuguesa e espanhola, com o objetivo de fortalecer a comunidade ibero-americana. Entre suas práticas, estão nomeações de embaixadores ibero-americanas de personalidades relevantes no mundo da cultura, esportes, música ou literatura.

Brown, que atualmente é um dos técnicos do programa “The Voice Brasil”, da Globo, se une a Marisa Monte e Arnaldo Antunes, a partir de julho, na turnê “Tribalistas”. A estreia acontece no dia 28, na capital baiana, e o show, que entre julho e setembro percorrerá nove capitais brasileiras, chega a Belo Horizonte no dia 7 de setembro.

Fonte: O Tempo Magazine



NOTÍCIAS RELACIONADAS
12/12/2018
Jovem Avó Jove: vida e obra das notáveis mulheres da família Carvalho, séculos XIX e XX [Embaixada de Portugal no Brasil]
12/12/2018
Brasília Encontra Portugal [Embaixada de Portugal no Brasil]
11/12/2018
Inaugurado Largo José Saramago em Lisboa Reproduzir Vídeo Inaugurado Largo José Saramago em Lisboa
11/12/2018
CNN destaca Portugal como um dos melhores lugares da Europa para visitar
11/12/2018
Portugueses elegem destinos de língua portuguesa para o 'reveillon'
11/12/2018
"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"