home > notícias

MUNDO

17/04/2018

Património cultural em Portugal é tema de estudo

O estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social” vai ser apresentado esta quarta-feira, pelas 11 horas, no Auditório Mellinnium bcp, em Lisboa.

O documento pretende aferir o valor económico do património, o seu entrosamento com outras dimensões da economia, o seu papel na internacionalização da mesma, o seu potencial de crescimento, bem como as medidas necessárias para que esse identificado potencial se cumpra, partindo da premissa de que o património cultural deve ser parte integrante da agenda económica e do futuro do país.

Perante a tendência  de estruturação do sector, abordagem estratégica e ganho de escala e amplitude de representação e actuação de agentes, o estudo analisa  o momento em que o país se encontra do ponto de vista de organização do sistema da gestão patrimonial; assim como o valor deste recurso endógeno transversal ao território. O cruzamento destes dados permitem identificar modelos de gestão, linhas de actuação, prioridades, critérios, isto é, uma estratégia de longo prazo para o melhor retorno, sustentabilidade e partilha do património cultural de Portugal.

Fonte: Turiver



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/06/2019
Centenário de Claudio Santoro é comemorado no Theatro Municipal do Rio
10/06/2019
Músicas da Raia, memória de uma cultura que rompe a fronteira ibérica
10/06/2019
Jorge Jácome conquista grande prémio no Festival de Hamburgo
10/06/2019
Ministra da Cultura de Portugal visita a China
10/06/2019
Português Marcelino Sambé sobe a bailarino principal do Royal Ballet do Reino Unido
10/06/2019
Noite da Literatura Europeia com leituras de autores de 14 países