home > notícias

MUNDO

18/04/2018

Consulado de Portugal em São Paulo leva ao Brasil a primeira exposição de Nuno Sousa Vieira

Consulado de Portugal em São Paulo leva ao Brasil a primeira exposição de Nuno Sousa Vieira

Com entrada gratuita, a exposição de Nuno Sousa Vieira foi inaugurada a 10 de abril, às 19 horas, no Consulado de Portugal em São Paulo.

Com o tema ‘Instruções para pensarmos juntos’, esta é a primeira exposição individual de Nuno Sousa Vieira no Brasil. Com entrada gratuita, a mostra tem curadoria de Isabella Lenzi e integra o calendário do Experimenta Portugal’18.

“O evento irá celebrar também a presença portuguesa na SP-Arte e é resultado de uma parceria entre o Consulado Geral (de Portugal em São Paulo), a feira de arte, a editora brasileira de publicações de artista IKREK e a Câmara Portuguesa”, informa uma nota enviada ao ‘Mundo Português’ pelo Consulado de Portugal em São Paulo.

Nuno Sousa Vieira estará ainda presente no setor solo da SP-Arte com a galeria brasileira Karla Osório, assim como os artistas portugueses Horácio Frutuoso e Henrique Pavão, representados, respectivamente, pelas galerias Balcony e Uma Lulik, ambas de Lisboa. Também integram a feira as galerias portuguesas Kubik e Filomena Soares.

No mesmo dia, para além da inauguração da mostra, decorreu o lançamento de mais recente publicação de Nuno Sousa Vieira, ‘Declaração governada, declaração verificada, declaração simples’ (2018), editada pela IKREK.

A exposição reúne livros de artista produzidos por Nuno Sousa Vieira nos últimos dez anos e inclui, entre outras publicações, as obras inéditas ‘Alfabeto I, II, III’ (2018) e ‘Declaração governada, declaração verificada, declaração simples’ (2018).

Os desenhos originais dessa última publicação estarão expostos no Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

“Construídos a partir de ações simples de dobra, espelhamento, repetição, rotação e frotagem, as publicações não escondem o processo de transformação de distintos materiais”, informa a nota divulgada pelo Consulado

Segundo Nuno, o suporte livro tem a particularidade de exibir o “avesso do desenho, aquilo que nunca vemos”, sendo exatamente disso que ele tira partido.

Instruções para pensarmos juntos
Consulado-Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América
De 11 a 28 de abril, das 10h às 18h (exceto aos domingos)
Cônsul Geral Paulo Lourenço
Curadoria: Isabella Lenzi

Fonte: Mundo Português



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/07/2018
Pelos labirintos de Fernando Pessoa
17/07/2018
Prêmio da Música Brasileira divulga lista dos indicados deste ano
17/07/2018
Isabel Minhós Martins é finalista de prémio literário norte-americano
17/07/2018
Summer Campus da Universidade do Algarve: uma experiência para a vida de dezenas de brasileiros
17/07/2018
Companhia de Dança quer Viseu como foco privilegiado de formação
17/07/2018
Algés volta a ser palco do NOS Alive nos próximos cinco anos